quinta-feira, 31 de julho de 2014

Setor do turismo atravessa novo estágio de desenvolvimento, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em S. Miguel, que o turismo nos Açores está a atravessar uma nova fase na sua evolução, sendo agora prioridade assegurar a singularidade e maturação do Destino Açores.

“Passamos de um tempo em que havia necessidade de ter oferta, para um tempo em que necessitamos de garantir a existência e manutenção de uma oferta fortemente qualificada, que evidencie os nossos fatores diferenciadores, totalmente integrada na matriz do Destino e capaz de gerar e agregar valor”, afirmou Vítor Fraga.

O titular da pasta do Turismo falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra do empreendimento turístico Whales Bay Azores Islands, na freguesia de São Vicente Ferreira, no concelho de Ponta Delgada, um projeto que reúne capital regional e externo, num investimento superior a dois milhões de euros que pretende juntar o conforto de um empreendimento de quatro estrelas enquadrado na paisagem com caraterísticas viradas para o turismo de lazer.

Para Vítor Fraga, este tipo de empreendimento é um exemplo da qualidade que a Região pretende nesta área, mas também uma prova do interesse “que o setor está a gerar junto dos empresários”, demonstrando o caminho de sucesso percorrido pelos Açores na valorização do seu destino.

“Temos vindo a potenciar o que de mais valioso e diferenciador temos, como o nosso património natural e edificado ou a nossa cultura, preservando-os e potenciando-os de uma forma responsável e sustentável, como os inúmeros prémios internacionais que temos recebido assim reconhecem”, frisou.

Na sua intervenção, o Secretário Regional recordou que a construção de um destino turístico é um processo moroso e, mais ainda, se a ambição for mantê-lo sustentável.

“Os exemplos que recolhemos por este mundo fora dão bem nota dos resultados de quem opta por crescimentos rápidos: esses resultados acabam, quase sempre, por ser inevitavelmente efémeros e descaracterizadores do destino”, afirmou Vítor Fraga, assegurando que “esta nunca foi, não é, nem será a opção para o desenvolvimento do setor na Região”.

O Secretário Regional salientou ainda que o caminho percorrido e ainda mais no “novo tempo” que o turismo regional enfrenta agora, requer a continuidade de uma cooperação efetiva e permanente entre entidades públicas e privadas.

“Das entidades públicas devemos exigir a garantia da preservação da nossa matriz, a determinação na construção de todos os instrumentos para apoiar e regular o desenvolvimento do setor, que se quer continue a ser sustentável”, salientou, acrescentando que se espera das entidades privadas que "tirem partido dos novos instrumentos que têm à sua disposição e que direcionem a sua atuação para a qualificação e valorização da oferta”.

O Secretário Regional apelou ainda aos empresários do setor para que incorporem a tecnologia na sua atividade, dando assim resposta às novas tendências da procura, e para que apostem fortemente na promoção dos seus fatores diferenciadores como geradores e agregadores de valor.

“Assim, contribuiremos todos para a sustentabilidade de um setor que se quer gerador de riqueza e capaz de preservar e contribuir para a criação de mais postos de trabalho”, afirmou Vítor Fraga.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: