terça-feira, 15 de julho de 2014

Igreja do Carmo abre ao público amanhã, dia 16

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ponta Delgada, abre as suas portas ao público, à semelhança dos anos anteriores, no dia da Festa de Nossa Senhora do Carmo, sua padroeira, na próxima quarta-feira, dia 16 de Julho, das 9H30 às 17H30.

A Eucaristia será celebrada às 12H00 durante a qual, e ao logo da tarde, a Prof.ª Isabel Albergaria e algumas alunas (Conservatório Regional de Ponta Delgada) tocarão no órgão de armário, datado de 1794, construído por Joaquim António Peres Fontanes e restaurado em 1989 por Dinarte Machado.

Datada do século XVIII, a Igreja possui uma fachada em estilo barroco com três portais, sendo o seu interior de nave única com teto de abóbada pintado. O retábulo do altar-mor e laterais são de talha policromada e na capela-mor está ainda representado o brasão de armas dos Albuquerques.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo está classificada como imóvel de interesse público desde 28 de Julho de 1981 (Resolução n.º 58/81, publicada em Jornal Oficial).

Esta Igreja pertenceu ao antigo convento de Nossa Senhora da Conceição, fundado na segunda metade século XVII, pela família Andrade de Albuquerque. Este foi o quarto e último convento de freiras instituído em Ponta Delgada. Chaves e Melo refere que o Convento da Conceição no ano de 1723 tinha 44 freiras e 15 servas, pupilas e noviças e dispunha de considerável riqueza. Chamavam às feiras deste convento Comendadeiras de Nossa Senhora da Conceição.

Desde a extinção das ordens religiosas no séc. XIX, o convento sofreu muitas obras de remodelação com o objetivo de ali instalar serviços públicos: Quartel-general da 10.ª Divisão Militar, Polícia, Governo Civil, Junta Geral do Distrito e Junta Regional. Nos lugares onde existiam os coros alto e baixo, estiveram instalados os antigos Tribunal da Relação dos Açores e o Tribunal Judicial da Comarca.




GaCS

Sem comentários: