quinta-feira, 24 de julho de 2014

Presidente chinês chega à Terceira para visita de 8 horas

O presidente da China, Xi Jinping, chegou hoje à ilha Terceira, onde permanecerá durante cerca de oito horas e se encontrará com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

O avião com a comitiva chinesa, num total de 116 pessoas, aterrou na Base das Lajes uns minutos antes da 07:00 (08:00 em Lisboa), vindo do Chile, para uma escala que deverá terminar por volta das 15:00 locais.
Xi Jinping tinha à sua espera o vice-primeiro-ministro, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, e o representante da República para a região autónoma, Pedro Catarino.
O presidente chinês seguiu depois para um hotel de Angra do Heroísmo, local onde haverá um encontro entre Paulo Portas e Xi Jinping, previsto para as 11:00.
Da agenda de Xi Jinping faz ainda parte uma "visita turística" ao Monte Brasil, acompanhado por Vasco Cordeiro, Pedro Catarino e pelo presidente da câmara de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses.
Na quarta-feira, Vasco Cordeiro disse esperar que o presidente chinês fique a conhecer melhor os recursos do arquipélago, aquilo que é produzido nas ilhas e a "posição em que os Açores se inserem po ponto de vista marítimo".
"Espero que esta visita contribua para um melhor conhecimento dos Açores por parte do primeiro responsável de uma das grandes economias mundiais", afirmou.
A 19 de junho, questionado por jornalistas, no regresso de uma viagem aos EUA, sobre o eventual interesse da China na utilização da base das Lajes, onde está instalada a Força Aérea norte-americana, Vasco Cordeiro respondeu que essa pergunta deve ser dirigida, "em primeiro lugar", ao presidente chinês.
Questionado sobre se nos contactos que tinha feito em Washington esse eventual interesse chinês nas Lajes tinha sido abordado, respondeu que "não é segredo para ninguém que essa é uma das áreas que tem merecido alguma atenção da parte de responsáveis políticos norte-americanos".


Fonte: DN

Sem comentários: