quarta-feira, 23 de julho de 2014

Regata Baleeira "BENTO DE GÓIS" decorre no próximo Sábado, 26 de Julho, às 15H00], na baía de Vila Franca do Campo

Decorre no próximo Sábado, 26 de Julho, às 15H00], na baía de Vila Franca do Campo, a regata de botes baleeiros "Bento de Góis". Esta prova integra o Troféu Bote Baleeiro do Triângulo Oriental, onde participam botes das ilhas de Santa Maria, São Miguel e Terceira.
O Troféu integra três provas:
    1. A regata "Padre António Casimiro", que ocorreu no passado dia 28 de Junho na fantástica baia de São Mateus. Venceu esta primeira edição um dos botes ilha Terceira, o "ESPADARTE II", propriedade da junta de freguesia de São Mateus.
    2. A regata “Cristóvão Colombo”, que ocorreu na baía dos Anjos, ilha de Santa Maria, no passado dia 19 de Julho. Venceu (a segunda edição desta prova) o bote “SANTA MARIA”, do clube naval local. Em segundo lugar classificou-se o bote “SENHORA DE FÁTIMA”, de Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel, seguido do bote “SÃO JOAQUIM” de São Mateus da Terceira.  
    3. A encerrar a edição 2014 do Troféu Bote Baleeiro do Triângulo Oriental, ocorrerá a Regata Baleeira “Bento de Góis”, ao largo de Vila Franca do Campo. A regata coincide [no dia] com realização do RED BULL CLIFF DIVING que tem atraído milhares de curiosos ao Ilhéu da Vila.
A prova é organizada pelo Clube Naval de Vila Franca do Campo. Para além da evidente componente desportiva, tem como objectivos beneficiar da grande afluência de espectadores àquele evento de referência mundial [http://www.redbullcliffdiving.com/pt_PT], proporcionando um espectáculo náutico singular, complementar, a todos quantos ocorrerem ao Ilhéu da Vila no próximo Sábado. Pretendem igualmente aproveitar a oportunidade única para promover e divulgar o bote baleeiro Açoriano, as Tradições, o Património e a Cultura dos Açores, através dosmedia nacionais e estrangeiros credenciados para o evento RBCD.
A organização pretende realizar a prova o máximo possível junto do público. Para tal, irá instalar o campo de regata de forma a que todos possam acompanhar «os botes antigos da baleia» a partir da praia da Vinha d’Areia, ao longo do pontão nascente da marina, ou em embarcações de recreio.
O tiro de partida está previsto para as 15:00H do dia 26 de Julho. Uma hora antes [logo após a cerimónia de entrega de prémios do Azores Cliff Diving], o público poderá acompanhar a preparação das equipas e a afinação dos botes baleeiros junto ao bar da marina de Vila Franca do Campo.

Apoiam a realização da Regata Baleeira “Bento de Góis” as seguintes entidades: CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DO CAMPO, RED BULL, ATLÂNTICO LINE, MARINA DA VILA, ATLÂNTICO VILA, CLUBE NAVAL DE SANTA MARIA e TERRA AZUL. 

Miguel Cravinho - 917282921   

NOTA: Agradecimento especial ao nosso colega José Silveira, proprietário do bote "SÃO JOAQUIM" (e sua equipa) pelo esforço e empenho da sua presença na prova de Vila Franca do Campo, deslocando-se propositadamente da ilha Terceira.

Sem comentários: