quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A criação de 'clusters' é o passo seguinte na implementação da estratégia RIS3, afirma Nelson Simões

O Governo dos Açores desenvolveu uma Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3), a implementar na Região até 2020 e que apresenta três eixos temáticos, nomeadamente Pescas e Mar, Agricultura, Pecuária e Agroindústria e Turismo.

No âmbito da estratégia RIS3 vão ser realizados durante a próxima semana, nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, seminários sobre 'clusterização' nos Açores.

Estes seminários, segundo o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, “têm como objetivo apresentar o potencial associado ao desenvolvimento de estratégias de eficiência coletiva na Região”.

“Queremos focar o investimento em investigação e inovação em áreas estratégicas, que tenham potencial para desenvolver e diferenciar a nossa Região”, afirmou Nelson Simões.

Os seminários, que se realizam de 11 a 13 de fevereiro são, segundo o Diretor Regional, “um passo relevante para a concretização e implementação da RIS3 nos Açores”, destinando-se a empresários, investigadores, associações profissionais, autarquias e ao público em geral.

Durante os seminários serão desenvolvidos aspetos relacionados com os fundamentos e a importância dos processos de 'clusterização' e a experiência portuguesa no âmbito das Estratégias de Eficiência Coletiva – Clusters, com a apresentação de casos de sucesso a nível nacional e internacional, sendo também analisada a situação atual e o processo de 'clusterização' nos Açores.

Os seminários realizam-se em Angra do Heroísmo, no dia 11, na Horta, no dia 12, e em Ponta Delgada, no dia 13, sempre pelas 14h00.

O processo de elaboração da Estratégia RIS3 teve início em 2013 e contou com os contributos de entidades regionais públicas e privadas, que participaram em reuniões temáticas e workshops realizados no âmbito dos três eixos prioritários.

Em julho de 2014, o Governo dos Açores concluiu este processo, estando o documento final disponível no endereço eletrónicohttp://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srmct/textoImagem/RIS_3_Acores.html



GaCS

Sem comentários: