sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Avelino Meneses destaca relevância dos avós na educação

O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou hoje, em Ponta Delgada, a relevância dos avós na educação dos netos, numa sociedade que se caracteriza pela crescente ausência dos pais.

“Afinal, e de uma certa forma, são pais por duas vezes. Com efeito, agem como suporte afetivo e financeiro das famílias, mesmo como substitutos dos pais, quando estes falham no cumprimento das suas obrigações e das suas responsabilidades mais básicas”, frisou Avelino Meneses, numa intervenção na abertura do I Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, promovido pela Associação Seniores de São Miguel.

Avelino Meneses frisou que “no país, na sociedade de hoje, os mais idosos, o mesmo é dizer os avós, são o sustentáculo de muitas famílias, são os verdadeiros educadores da juventude”.

O Secretário Regional da Educação e Cultura realçou, igualmente, a importância nos círculos da emigração dos mais idosos “na preservação da nossa matriz cultural”.

“Fora da terra natal são mais difíceis as relações entre pais e filhos, porque os primeiros vivem para o trabalho, nem sempre digno e compensador, e porque os últimos enfrentam as contradições da escola, ora integradora ora segregacionista, que prejudicam a socialização”, afirmou.

Nesta conjuntura, salientou Avelino Meneses, “os avós são pontes de diálogo entre gerações desavindas, são eles que conseguem o retorno dos jovens, primeiro ao conhecimento das origens, depois ao respeito e à reputação as raízes”.

O Secretário Regional defendeu, referindo-se à temática do encontro, que nas escolas “a familiarização das crianças e dos jovens com os livros demanda a boa organização das bibliotecas”.

As bibliotecas, que são essencialmente constituídas por uma “vasta assembleia de utilizadores que estimula a circulação de conhecimento, pelo menos da informação”, são igualmente, segundo Avelino Meneses, “espaços de aprendizagem múltipla dado que, pela utilidade e pelo prazer, a leitura constitui um suporte essencial do percurso pedagógico”.

Nesse sentido, considerou que as bibliotecas “em vez de serviços contemplativos de ação educativa, são serviços cúmplices da ação educativa".

"Do mesmo modo, em vez de serviços para uso dos professores, como sucedia antigamente, são essencialmente serviço para uso dos estudantes, que devem ser estimulados à sua frequência. São ainda serviços suscetíveis ao estabelecimento de uma relação profícua com a sociedade”, afirmou Avelino Meneses.

Anexos:
2015.02.06-SREC-Literaturainfantojuvenil PDL.mp3

GaCS

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