sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Sérgio Ávila reitera aposta do Governo dos Açores na qualificação profissional

O Vice-Presidente do Governo afirmou, em Angra do Heroísmo, que “o volume da oferta formativa, bem como do financiamento que lhe está associado, é a melhor demonstração, materializada em ações concretas, da aposta do Governo dos Açores na qualificação dos Açorianos”.

Para Sérgio Ávila, trata-se de uma “estratégia facilitadora” da inserção dos Açorianos no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, “uma forma de elevação dos níveis de literacia”.

Sérgio Ávila, que falava quinta-feira na cerimónia de entrega de diplomas a formandos da Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, realçou “o sucesso e a qualidade da formação” ministrada na Região como fator de realização pessoal e profissional dos formandos.

Nesse sentido, sustentou que isso tem reflexos no “crescimento da produtividade das empresas” e constitui um “motor para a criação de novas empresas, dotadas de quadros qualificados com competências à altura dos desafios que se colocam”.

Os cursos de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente e de Técnico de Receção, que agora terminaram na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, integram-se num total de 218 cursos do ensino profissional ministrados na Região.

Na sua intervenção, o Vice-Presidente do Governo revelou que, “só durante o ano de 2014, esses cursos abrangeram 4.239 participantes, com um financiamento aproximado de 20 milhões de euros, tendo o total do financiamento das principais ações formativas abrangido mais de 9.000 açorianos e correspondido a 26 milhões de euros de financiamento”.

“Com o objetivo de promover o emprego, enfatizando a formação e a qualificação e incentivando uma cultura empreendedora, sobretudo num público jovem e com habilitações entre o 9.º e o 12.º anos de escolaridade, em 2014 foram abrangidos 2.327 desempregados, para quem a alternativa de criação do próprio emprego apresentou-se como a saída da situação de desemprego, tendo as entidades formadoras credenciadas para a formação promovido, no ano de 2014, 12 cursos de formação nesta área”, afirmou Sérgio Ávila.

Paralelamente aos dois cursos de formação profissional, ficaram quinta-feira formalmente concluídos cursos Reativar Escolar de nível secundário que estavam também a ser ministrados na mesma escola.

O Vice-Presidente do Governo revelou, a propósito, que “no âmbito do Reativar Escolar, em 2014 foram lecionados pelas escolas profissionais da região 22 cursos, que possibilitaram que 302 desempregados e sem o 12.º ano de escolaridade o pudessem adquirir”.

O objetivo principal, acentuou o governante, foi o de “elevar os níveis de qualificação destes desempregados para uma retoma mais fácil e qualificada ao mercado de trabalho, disponibilizando-se para o efeito um financiamento de cerca de 1,7 milhões de euros”.

Sérgio Ávila enalteceu o papel das escolas profissionais como parceiras “no propósito de qualificar os Açorianos, de modo a promover a sua empregabilidade e, por essa via, a sua realização enquanto profissionais”, assegurando que, com a implementação do Programa Operacional Açores 2020, fica garantida a continuidade dessa parceria.

O Vice-Presidente salientou que o novo Quadro Comunitário exige “um maior grau de compromisso das entidades beneficiárias com os respetivos objetivos”, frisando que, “por exemplo, e no que se refere aos participantes nos cursos de dupla certificação de nível IV, prevê-se que em 2023 cerca de 80% tenham obtido o respetivo certificado”.

“No que respeita às ações de formação de adultos, de certificação escolar e/ou profissional (mais conhecidos por cursos Reativar), o compromisso assumido para 2023 é a certificação de 65% dos participantes”, acrescentou Sérgio Ávila.

“Acreditamos que a formação profissional poderá diferenciar e valorizar as pessoas de modo a contribuir para formar melhores profissionais, capazes de dinamizar a nossa economia e tornar as nossas empresas mais competitivas num mercado de trabalho que se apresenta com crescentes níveis de exigência”, frisou o Vice-Presidente do Governo.

Anexos:
2015.02.05-VPGR-EntregaDiplomasFEscolaProfissionalSCAH.mp3

GaCS

Sem comentários: