sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Intervenção do Vice-Presidente do Governo

Texto integral da intervenção do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, proferida quinta-feira na cerimónia de entrega de diplomas aos formandos da Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo:

“Hoje assinalamos uma data de grande relevância no vosso percurso formativo e profissional.

Nesta cerimónia de entrega de diplomas permitam-me que comece por felicitar aqueles que, fruto do seu empenho e da sua motivação, concluíram os seus cursos profissionais, os seus cursos Reativar e as ações de promoção do empreendedorismo.

O sucesso e a qualidade da vossa formação é simultaneamente fator de realização pessoal e profissional, fator de crescimento da produtividade das nossas empresas, e é, em si mesmo, um motor para a criação de novas empresas, dotadas de quadros qualificados com competências à altura dos desafios que se colocam.

Os cursos cujo final hoje assinalamos, de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente e de Técnico de Receção, integram-se num total de 218 cursos do ensino profissional ministrados na Região.

Só durante o ano de 2014 esses cursos abrangeram 4.239 participantes, com um financiamento aproximado de 20 milhões de euros, tendo o total do financiamento das principais ações formativas abrangido mais de 9.000 Açorianos  e correspondido a 26 milhões de euros de financiamento.

O volume da oferta formativa, bem como do financiamento que lhe está associado, é a melhor demonstração, materializada em ações concretas, da aposta do Governo dos Açores na qualificação dos Açorianos enquanto estratégia facilitadora da sua inserção no mercado de trabalho, por um lado, e enquanto forma de elevação dos níveis de literacia, por outro.

Aos formandos que concluíram a ação de formação Empreender nos Açores quero reiterar, em nome do Governo, que o nosso propósito é dotar-vos das competências necessárias à elaboração de um plano de negócios, tendo em vista a criação de um empreendimento como trabalhadores em nome individual ou como micro e pequenos empresários e, dessa forma, contribuirmos todos para um desenvolvimento regional sustentável.

Esta ação insere-se no nosso firme propósito de dinamizar o espírito empreendedor e o lançamento de novos projetos inovadores, através da realização de várias ações de estímulo ao empreendedorismo, em parceria com outros organismos como, no caso presente, a Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.

Com o objetivo de promover o emprego, enfatizando a formação e a qualificação e incentivando uma cultura empreendedora, sobretudo num público jovem e com habilitações entre o 9.º e o 12.º anos de escolaridade, em 2014 foram abrangidos 2.327 desempregados, para quem a alternativa de criação do próprio emprego apresentou-se como a saída da situação de desemprego, tendo as entidades formadoras credenciadas para a formação promovido, no ano de 2014, 12 cursos de formação nesta área.

Uma palavra também para os formandos que concluíram os cursos Reativar Escolar de nível secundário.

No âmbito do Reativar Escolar, em 2014 foram lecionados pelas escolas profissionais da região 22 cursos, que possibilitaram que 302 desempregados e sem o 12.º ano de escolaridade o pudessem adquirir, pretendendo-se assim elevar os níveis de qualificação destes desempregados para uma retoma mais fácil e qualificada ao mercado de trabalho, disponibilizando-se para o efeito um financiamento de cerca de 1,7 milhões de euros.

Não posso também deixar de enaltecer o papel da instituição que hoje nos recebe e que, à semelhança das demais escolas de ensino profissional da região, tem sido uma parceira estruturante no propósito de qualificar os Açorianos, de modo a promover a sua empregabilidade e, por essa via, a sua realização enquanto profissionais.

Com a implementação do Programa Operacional Açores 2020 garante-se a continuidade desta parceria, contando com a vossa colaboração no alcance dos objetivos que a Região se comprometeu a atingir, designadamente no que respeita aos projetos formativos virados para a aprendizagem ao longo da vida, bem como à formação de jovens.

A esse respeito importa realçar o facto de este Quadro Comunitário exigir um maior grau de compromisso das entidades beneficiárias com os respetivos objetivos, sem o qual a Região não poderá, igualmente, alcançar as metas a que se comprometeu nas diversas modalidades de intervenção.

A título de exemplo, e no que se refere aos participantes nos cursos de dupla certificação de nível IV, prevê-se que em 2023 cerca de 80% tenham obtido o respetivo certificado.

No que respeita às ações de formação de adultos, de certificação escolar e/ou profissional (mais conhecidos por cursos Reativar), o compromisso assumido para 2023 é a certificação de 65% dos participantes.

A boa prossecução destes objetivos pressupõe necessariamente o reforço da colaboração entre o Governo dos Açores e as entidades formadoras, em prol do sucesso da nossa Região.

É ponto assente que a aposta na formação profissional é, cada vez mais, um fator importante, pois incrementa a produtividade e a rentabilidade, diferencia profissionais e potencia a inserção profissional.

Por isso, continuamos empenhados em combater os casos de baixa taxa de qualificação, especialmente quando comparada com a maioria dos países europeus, dotando a Região de pessoas mais qualificadas.

Acreditamos que a formação profissional poderá diferenciar e valorizar as pessoas de modo a contribuir para formar melhores profissionais, capazes de dinamizar a nossa economia e tornar as nossas empresas mais competitivas num mercado de trabalho que se apresenta com crescentes níveis de exigência e, ao mesmo tempo, vulnerável às conjunturas externas.

Ao melhorarmos as possibilidades de inserção dos nossos jovens e adultos no mercado de trabalho, estamos a transmitir a todos uma mensagem que não é só de esperança, mas sim de grande confiança num futuro melhor.

Portanto, é com grande satisfação que me encontro aqui, para felicitar todos os formandos que veem hoje terminada mais uma etapa das suas vidas.

Parabéns a todos. E à Direção da escola, aos formadores e demais funcionários que, com o seu empenho e dedicação, contribuíram para o sucesso destes cursos."



GaCS

Sem comentários: