sexta-feira, 13 de março de 2015

Sérgio Ávila realça o interesse dos empresários no novo sistema de incentivos Competir+

O Vice-Presidente do Governo dos Açores salientou a adesão extremamente significativa dos empresários do Faial e do Pico às sessões de apresentação do Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial Competir+ realizadas nos últimos dois dias nestas ilhas.

Para Sérgio Ávila, essa adesão não só “superou as expetativas” como revelou “o interesse dos empresários” nos novos incentivos, os quais reafirmou serem “os mais generosos, mais intensos, mais abrangentes e mais diversificados que alguma vez houve nos Açores”.

O governante salientou que os novos sistemas de incentivos se caracterizam pela inovação, uma vez que “não se dirigem apenas ao investimento, mas apoiam as empresas na sua competitividade e em todo o seu ciclo de atividade”.

O Vice-Presidente do Governo sublinhou, por outro lado, que se trata de sistemas de incentivos que “valorizam claramente e de forma inovadora a criação efetiva de emprego”, já que consideram as despesas com a contratação de novos recursos humanos elegíveis para efeito de comparticipação.

“Esta inovação, que diferencia positivamente as empresas dos Açores das restantes empresas nacionais, será um contributo muito efetivo para reforçar a competitividade das empresas, mas, particularmente, para criar condições para redução de custos, constituindo um incentivo adicional à criação de emprego”, afirmou.

Sérgio Ávila destacou também que “os novos sistemas de incentivos valorizam os resultados do investimento” em detrimento do seu volume, “na medida em que, para além de passar a apoiar diretamente a criação de emprego, o nível do apoio é maior em função do emprego efetivamente criado”.

Um outro aspeto inovador tem que ver com os impactos dos investimentos na economia, sendo tanto maiores as taxas de comparticipação quanto maiores forem esses impactos.

O Vice-Presidente do Governo lembrou, ainda, que vai haver seletividade nos apoios a conceder, salientando que “os investimentos que se dirigirem à produção de bens e serviços transacionáveis e que, por essa via, possam ser exportados ou possam reduzir importações, serão os que terão mais taxas de incentivos.”

“São esses que poderão não só consolidar a estrutura produtiva regional, mas contribuir mais para o crescimento económico da Região”, frisou.

Para além das sessões de apresentação do Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial Competir+ já realizadas na Terceira, em S. Miguel, no Faial e no Pico, estão previstas, ao longo deste mês de março, outras seis sessões.

Hoje, 13 de março, no Teatro Ribeira-grandense, na Ribeira Grande; no dia 17, no Hotel Colombo, em Vila do Porto; no dia 19, no Hotel Graciosa, em Santa Cruz; no dia 23, na Escola Profissional das Velas, em S. Jorge; no dia 26, na sede do Núcleo Empresarial da Lagoa, em S. Miguel; e no dia 27, no Hotel Flores, em Santa Cruz, o sistema de incentivo Competir + será apresentado aos empreendedores interessados.

Todas as sessões, organizadas pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), em colaboração com câmaras de comércio e associações e núcleos empresariais das diversas ilhas, terão início pelas 17:30 horas.

Anexos:
2015.03.13-VPGRsobreInteresseEmpresáriosSistemasIncentivos.mp3

GaCS

Sem comentários: