quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Esclarecimento da Secretaria Regional do Turismo e Transportes

Face à posição manifestada hoje pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo sobre a eventual operação de companhias aéreas “low cost” para a ilha Terceira, entende a Secretaria Regional do Turismo e Transportes esclarecer o seguinte:

1) O Governo dos Açores, em momento algum, anunciou a entrada de companhias aéreas de baixo custo na ilha Terceira, ao contrário de outros que procuraram ganhar protagonismo neste processo a todo o custo.

2) O Governo dos Açores sempre afirmou que tem estado a trabalhar afincadamente para permitir a concretização da entrada destas companhias na ilha Terceira, um objetivo que mantém.

3) Este tem sido um trabalho aturado, feito com a reserva que se exige nestes casos, em nome de uma boa solução que possa servir os Terceirenses e a economia da ilha Terceira.

4) Conforme referido a 13 de julho deste ano pelo Secretário Regional do Turismo e Transportes, já foram mantidas, desde 2014, diversas reuniões com companhias de baixo custo, num processo complexo, mas que o Governo dos Açores está determinado a prosseguir.

5) A postura do Governo dos Açores foi sempre de perfeita transparência nos passos que têm sido dados neste processo, recusando, assim, qualquer acusação de “jogos políticos ou promessas não cumpridas” nesta matéria. Aliás, o Presidente do Governo, em declarações proferidas, a 05 de agosto, sobre esta matéria referiu: “acho importante que, neste domínio, para além da sede de protagonismo que alguns têm demonstrado, tenhamos a consciência de não brincar com as expectativas das pessoas”.

6) O empenho do Governo dos Açores em criar as condições para o desenvolvimento do setor turístico na ilha Terceira está, ainda, bem patente nas duas novas operações turísticas previstas para o próximo inverno IATA, com um potencial de geração de 81 mil dormidas, através da vinda de mais de 11 mil turistas oriundos dos EUA e Espanha.



GaCS

Sem comentários: