sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Rodrigo Oliveira elogia qualidade do trabalho vencedor do concurso ‘Açores: Mar de Culturas’

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas destacou hoje, em Ponta Delgada, a “grande qualidade” do trabalho realizado pela equipa que venceu a segunda edição do concurso ‘Açores: Mar de Culturas’, constituída pelos alunos Inês Furtado, Filomena Gonçalves e António Garcia, da Escola Secundária da Ribeira Grande.

Rodrigo Oliveira, que falava no final de um encontro com a equipa vencedora, destacou o empenho e o sucesso dos jovens “na elaboração de um trabalho de grande qualidade, que destaca importantes aspetos do percurso de vários imigrantes como, por exemplo, os motivos, mas também as expetativas que levaram à partida da sua terra de origem, passando pela chegada e pelo processo de integração na sociedade açoriana”.

O Subsecretário Regional felicitou os três alunos da Escola Secundária da Ribeira Grande pelo facto de o seu trabalho ter sido “não apenas reconhecido pelo Governo dos Açores, mas também pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal”, resultando daí a “oportunidade única de se deslocarem este mês a Cabo Verde e, mais tarde, a França, à cidade de Estrasburgo, no âmbito do projeto EuroMedScola”.

Rodrigo Oliveira salientou junto dos três jovens “a responsabilidade de levarem o nome dos Açores aos locais que vão visitar e de serem portadores de um imenso abraço fraterno para Cabo Verde”, transmitindo-lhes a incumbência de “no regresso e durante o próximo ano letivo, transmitirem aos colegas tudo o que a participação nesta iniciativa lhes proporcionou em termos de aprendizagem e de formação, designadamente no âmbito da interculturalidade”.

A equipa vencedora do concurso ‘Açores: Mar de Culturas’ inicia segunda-feira uma visita a Cabo Verde, país de origem de uma das principais comunidades imigrantes nos Açores, onde terá oportunidade de visitar diversas instituições que desenvolvem a sua atividade no âmbito das migrações, bem como conhecer os aspetos socioculturais da sociedade cabo-verdiana.

A reportagem elaborada pelos três jovens, que apresenta os Açores como um espaço que acolhe a diversidade e rejeita qualquer forma de discriminação racial e cultural, inclui testemunhos de residentes na ilha de S. Miguel oriundos do Canadá, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Inglaterra e Itália.



GaCS

Sem comentários: