segunda-feira, 2 de abril de 2012

Orquestra “Lira Açoriana” realiza concertos acompanhada por grupos corais da Região


A Orquestra Regional “Lira Açoriana”, um projeto da Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, realizará, neste mês de abril e, pela primeira vez, concertos acompanhada por grupos corais da Região.



Os espetáculos terão lugar no Teatro Faialense, no dia 5 de abril, pelas 21h30 e dois dias depois, a 7, na Igreja Matriz das Lajes do Pico, pelas 20h30. No primeiro concerto atuarão a Orquestra Lira Açoriana juntamente com o Grupo Coral da Horta e, no segundo, ambos serão acompanhados pelo Grupo Coral das Lajes do Pico.

Do programa a apresentar consta um repertório variado, constituído por peças de autores açorianos, temas da música popular e trechos célebres de compositores de referência no panorama musical europeu. Os 8 temas do programa dos concertos são Persis de James L. Hosay, Nas Asas do Milhafre de Hélder Bettencourt, Três Oceanos de Antero Ávila, The Transite of Venus de Carlos Marques, Mar no Fundo, com arranjo de Antero Ávila, Bela Aurora, com arranjo de Hélder Bettencourt, Nabucco de Giuseppe Verdi, com arranjo de Hélder Bettencourt, Alelluia de Georg Friedrich Haendel, com arranjo de Antero Ávila.

Orquestra Regional Lira Açoriana, criada em 1998, a Orquestra Regional Lira Açoriana é constituída por mais de cem jovens músicos, em representação das muitas dezenas de Bandas Filarmónicas das várias ilhas dos Açores. A sua criação teve como objetivo enriquecer a participação açoriana no programa cultural que a Direção Regional da Cultura promoveu no Dia dos Açores, na Expo’ 98, em Lisboa.

O êxito desta iniciativa, reiterado na sua intervenção dois anos depois na Expo Am Meer, em Willermshaven, na Alemanha, levou o Governo Regional a decidir manter a Orquestra Regional Lira Açoriana como símbolo por excelência da unidade da Região, através da música. A ideia fundadora inicial evoluiu, portanto, para a de um projeto formativo alargado, que sirva de suporte à desejada evolução das filarmónicas dos Açores, as quais constituem um património cultural de valor inestimável.

A Lira Açoriana atua sob a orientação do maestro António Melo e interpreta um vasto repertório de música ligeira e erudita.


GaCS

Sem comentários: