A Temporada de Música Açores 2012, uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, assinala a passagem dos 40 anos de carreira dos Segréis de Lisboa, com a realização de dois concertos de música antiga, que terão lugar nos próximos dias 19 de abril, pelas 21h30, na Igreja do Colégio em Ponta Delgada, e 21 de abril, pelas 20h30, na Igreja Matriz da Horta.
Os Segréis de Lisboa têm tido um papel fundamental na divulgação da música portuguesa e espanhola desde o século XV até inícios do século XIX, e já realizaram concertos por toda a Europa, Estados Unidos, Brasil, Extremo Oriente, Índia e Bolívia, onde obtiveram o maior sucesso junto do público.
Os Segréis de Lisboa comemoram este ano os seus 40 anos de carreira, trazendo aos Açores um programa de Música Ibérica do Renascimento, que se divide em duas partes: a primeira, dedicada à Música para o Teatro de Gil Vicente (século XVI) e a segunda, cujo título é Música no Tempo de Camões, também direcionada para o repertório do mesmo século.
Fundado em 1972 pelo alaúdista e musicólogo Manuel Morais que, em 1991, foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, este agrupamento é constituído pelo seu diretor artístico, Manuel Morais (aláude), Ana Leonor Pereira (soprano), Joana Amorim (flautas) e Miguel Ivo Cruz (viola da gamba).
Para além dos concertos, Manuel Morais participará ainda, no dia 19 de abril, no Colóquio Internacional «Camões e os seus Contemporâneos», organizado pela Universidade dos Açores.
A Temporada de Música 2012 tem como diretor artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural Açoriana, com sede em Ponta Delgada.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário