A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje que o Governo dos Açores pretende criar um gabinete de apoio aos cuidadores informais existentes na Região, para o qual os cuidadores poderão ligar, através de um contato que será disponibilizado, para falar das suas necessidades.
Piedade Lalanda falava no encerramento do primeiro encontro do ciclo Conversas sobre o Cuidar”, que decorreu hoje no Centro Social e Cultural da Casa do Povo da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada.
No evento destinado aos cuidadores informais de idosos e ou pessoas dependentes, a governante regional revelou ainda que o executivo açoriano quer garantir o acesso, através de recursos e ou serviços, a ajudas técnicas e alternativas de apoio que permitam o descanso do cuidador.
O Governo dos Açores pretende também alargar, de forma gradual, a todas as ilhas da Região, estes encontros, uma vez que se tratam de “momentos de reconhecimento do trabalho e do esforço “ dos cuidadores informais e “uma auscultação” das suas necessidades, frisou Piedade Lalanda, que disse contar com a colaboração das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias.
Conversas sobre o Cuidar” visam, assim, reconhecer, em primeiro lugar, “o mérito do trabalho desenvolvido pelos cuidadores informais e a sua importância” na medida em que contribuem “muito para a humanização dos cuidados que são prestados”, salientou a Secretária Regional, acrescentando que “as pessoas precisam de quem as conhece, de quem conhece os seus hábitos”.
Os encontros enquadram-se nas medidas de apoio à família, promovidas pelo Governo dos Açores, e visam dar início à abordagem da temática dos cuidadores informais de pessoas idosas e ou dependentes, estando agendado para o dia 7 de agosto, às 15 horas, um outro encontro desta vez na Casa do Povo das Capelas.
Estes eventos contam ainda com o apoio de várias instituições do concelho de Ponta Delgada.
2013.08.01-SRSS-EncerramentoConversasSobreoCuidar.MP3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário