quarta-feira, 8 de agosto de 2012
OTL-j atinge em 2012 taxa de cobertura territorial superior a 90%
“Mais de 90% das freguesias açorianas desenvolveram projetos no âmbito do programa Ocupação de Tempos Livres (OTL-j) no corrente ano” realçou o Diretor Regional da Juventude, aquando da visita, esta manhã, a um dos projetos do OTL-j, a decorrer na Marina das Portas do Mar.
Segundo o Diretor Regional da Juventude, o reconhecimento deste facto é de extrema importância, uma vez que traduz a capacidade de acolhimento e de desenvolvimento de projetos por parte das instituições, ao mesmo tempo que demonstra uma pré-disponibilidade por parte dos jovens açorianos em continuar a participar nos projetos do OTL-j.
Bruno Pacheco realçou que, nos últimos anos, a taxa de esforço por parte do Governo dos Açores, tem sido significativa, de molde a criar uma maior capacidade de resposta ao programa OTL-j.
“Temos vindo a ter níveis de colocação de jovens no programa de ocupação de tempos livres muito interessantes e temos o objetivo de, obviamente, dar continuidade a estes níveis”, declarou o Diretor Regional da Juventude.
Bruno Pacheco disse ainda que “ atualmente o OTL-j é um programa mais robusto e mais limado, uma vez que foram sendo corrigidas algumas situações menos positivas, um trabalho que tem de ser continuado, de modo a garantir um programa que tenha na sua génese algo equitativo e que proporcione uma garantia a todos os jovens açorianos”.
Relativamente ao projeto a decorrer na Marina das Portas do Mar, o Diretor Regional da Juventude referiu ser “um bom exemplo que demonstra como é possível desenvolver projetos OTL-j vocacionados para a componente reprodutiva da nossa economia e não apenas relacionados com as IPSS, ressalvando o devido mérito que os projetos destas instituições apresentam”.
Recorde-se que, no corrente ano, foram colocados mais de 2 500 jovens em projetos de Ocupação de Tempos Livres de Verão, o que representa um investimento global superior a 800 mil euros.
O programa OTL-J, da responsabilidade da Direção Regional da Juventude, enquadra-se no regime das políticas de juventude do programa do Governo dos Açores e tem por objetivo principal proporcionar aos jovens uma forma inovadora de ocupar os seus tempos livres, contribuindo, assim, para a sua educação não formal através da aquisição de novos saberes, normas e valores inerentes a uma cidadania responsável.
Entre outros objetivos, o OTL-J pretende incentivar nos jovens o espírito de iniciativa e solidariedade, de molde a contribuir para a melhoria das condições de vida da comunidade, através da realização de ações criativas, úteis e empenhadas. Pretende ainda despertar o gosto pela aquisição de novos saberes, tendo em vista o desenvolvimento do jovem e a sua realização pessoal, assim como, canalizar a disponibilidade dos jovens para uma ocupação útil dos seus tempos livres, executando tarefas indutoras de uma motivação precoce para a ciência e para a tecnologia.
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)








Sem comentários:
Enviar um comentário