domingo, 23 de setembro de 2012

Carlos César inaugura posto dos Remédios e enaltece a proximidade que o Serviço Regional de Saúde garante


Carlos César disse este tarde que “nós devemos ter consciência de que temos hoje nos Açores um sistema de prestação de cuidados de saúde de grande qualidade e que tem evoluído muito neste últimos anos.”

O Presidente do Governo Regional, que falava na cerimónia de inauguração do Posto de Saúde dos Remédios da Bretanha, acrescentou que “todas as pessoas que acompanham, por razões de necessidade, o funcionamento das nossas instituições de saúde – a qualidade dos nossos hospitais, a qualidade dos cuidados que são prestados – compreendem e sabem que o nosso sistema de saúde é bom.”

Para o governante há a convicção, entre os utentes e os agentes da área da saúde, de que se dão hoje respostas a necessidades e a situações de emergência que não era possível dar num passado relativamente recente.

Chamando, embora, a atenção para o facto de o sistema de saúde ser muito caro, Carlos César lembrou ter sido possível, ao longo dos quinze anos em que tem presidido aos governos regionais, duplicar os meios existentes na região com o objetivo de conseguir a melhoria verificada.

Assim, revelou que o Serviço Regional de Saúde tem hoje cerca de 570 médicos, mais de 1.400 enfermeiros e cerca de 290 técnicos de diagnóstico e terapêutica, para além do esforço feito na reabilitação dos edifícios que servem para a prestação de cuidados de saúde.

“Tudo isto custa muito dinheiro”, disse Carlos César, sublinhando, no entanto, que “é indiscutível que o resultado desse grande investimento tem sido muito frutuoso para as pessoas”, às quais tem sido transmitido um sentimento de maior segurança e de mais confiança.

A propósito, referiu que já está adjudicada a construção do futuro Centro de Saúde de Ponta Delgada, uma obra no valor de cerca de 14 milhões de euros que muito virá melhorar a prestação de cuidados de saúde.

O mesmo, aliás, se aplica ao futuro Centro de Radioterapia dos Açores, cujo projeto está já concluído e em fase de obtenção de licenciamentos para o início da obra, o que acontecerá em breve.

“É uma obra muito importante para nós – que, felizmente, já está quase a começar – e que permitirá que muitas centenas de açorianos não tenham de sair dos Açores para fazer tratamentos de radioterapia”, frisou.

Carlos César disse ainda esperar que todo o progresso que está a verificar-se nos Açores – quer na área da saúde, quer noutros sistemas públicos de assistência às pessoas – possa prosseguir e seja tomado muito a sério, já que, na sua opinião, “todo o desenvolvimento económico e toda a gestão financeira não podem deixar de estar sempre animados pelo desejo de que as pessoas vivam melhor.”

O posto de saúde hoje inaugurado nos Remédios da Bretanha resulta de uma proposta do presidente da Junta local, André Correia, no sentido de aproveitar uma escola primária devoluta para a sua instalação, ideia que foi apoiada pelo Governo e mereceu, depois, a anuência da Câmara Municipal, proprietária do edifício.

Naquele espaço – que foi objeto de obras de adaptação financiadas pelo Governo – vai funcionar, além do Posto de Saúde, a Casa do Povo, um ATL e um Centro de Informação.

No que respeita ao Posto de Saúde, terá um gabinete médico, um gabinete de enfermagem, uma sala de tratamentos e espaços de atendimento administrativos e áreas de apoio, com o que estarão criadas melhores condições de trabalho aos profissionais e de prestação dos serviços à população.

Como sublinhou o Presidente do Governo, a nova unidade dá continuidade a um dos princípios que têm orientado a política seguida na Saúde e que é a de privilegiar a proximidade entre os serviços e as pessoas.

Carlos César recordou que nos Açores existem hoje 3 hospitais, 9 Unidades de Saúde de Ilha – que integram 16 Centros de Saúde – e 99 extensões ou postos de saúde, numa rede que garante uma cobertura assistencial descentralizada e próxima das populações.


Anexos:
2012.09.23-PGRnaInauguraçãoPostoSaúdeRemédios.mp3


GaCS

Sem comentários: