sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dados do INE e do BdP revelam que os Açores cumpriram integralmente as metas orçamentais em 2011


Dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Banco de Portugal (BdP), em relação às contas públicas regionais de 2011, revelam que os Açores “não só cumpriram, como superaram, as metas orçamentais com que se tinham comprometido” para esse ano.

A afirmação é de Sérgio Ávila, Vice-presidente do executivo regional, falando numa conferência de Imprensa, em Angra do Heroísmo.

Segundo precisou, “os resultados definitivos da execução orçamental de 2011 demostram que os Açores conseguiram, no conjunto da administração regional direta, indireta e empresas públicas, um desempenho orçamental ainda melhor do que estava previsto no orçamento da Região e melhor do que o compromisso assumido” com as entidades nacionais e internacionais.

“As contas públicas dos Açores deixaram de ter em 2011 qualquer impacto percentual no deficit do País, tendo os Açores conseguido reduzir o seu deficit orçamental em 61% em relação a 2009 e em 41% em relação ao ano de 2010, representando em 2011 apenas 0,0001 do PIB nacional”, constatou.

As necessidades liquidas de financiamento foram, no ano passado, “de apenas 31,7 milhões de euros, enquanto que na Madeira o deficit orçamental atingiu 1.126 milhões de euros e no país 7.525 milhões de euros”, adiantou.

“Em termos comparativos, em relação ao PIB, as necessidades líquidas de financiamento dos Açores foram de “ apenas 0,8% do PIB regional enquanto que na Madeira foram de 22% e no País de 4,4% do PIB, ou seja, nos Açores a execução orçamental em 2011 foi, comparativamente com o nível de produção de cada região, cinco vezes melhor do que a verificada no País e 27 vezes melhor do que se registou na Madeira”, salientou Sérgio Ávila

Nesse contexto, acrescentou, “os Açores deram assim um contributo positivo para as contas públicas nacionais e um contributo ainda melhor do que se tinham comprometido para este ano”.

Os dados hoje divulgados constituem “mais um contributo para a credibilidade externa da nossa Região, porque uma vez mais, as autoridades estatísticas nacionais confirmam o rigor, a transparência e a boa gestão das finanças públicas regionais e demonstram e evidenciam que os Açores não foram nem são parte do problema de consolidação orçamental do país”, disse ainda.

“È pois uma boa noticia para os Açores e para os Açorianos, e um reforço da confiança no futuro da Região e do seu equilíbrio e sustentabilidade financeira”, concluiu Sérgio Ávila.


Anexos:
2012.09.28-VPGR-ContasRegião 2.mp3


GaCS

Sem comentários: