sexta-feira, 28 de setembro de 2012

INE e Banco de Portugal confirmam valores das contas públicas avançados pelo Governo Regional


O Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Banco de Portugal (BdP) divulgaram hoje o apuramento definitivo das Contas Públicas Nacionais e Regionais referentes a 2011, “validando e confirmando na íntegra, sem qualquer desvio, os valores apresentados pelo Governo dos Açores”.

Quem o disse foi o Vice-Presidente do executivo açoriano, numa conferência de Imprensa, esta tarde, em Angra do Heroísmo, destinada a analisar os números apurados por aquelas instituições.

“Os números hoje divulgados por estas entidades nacionais, confirmam que os Açores cumpriram integralmente as metas orçamentais a que se tinham comprometido, não contribuindo, assim, para qualquer derrapagem ou desvio nas contas públicas do País”, sublinhou Sérgio Ávila.

Os dados hoje conhecidos revelam que o total da dívida pública regional é de 690 milhões de euros no final de 2011 e “inclui toda a dívida direta e indireta da Região e das empresas públicas, consideradas no âmbito do perímetro da administração pública regional”, adiantou o governante.

“O INE e o BdP confirmam hoje, também, que o total da dívida pública regional é cinco vezes inferior ao valor anunciado pelo PSD-Açores, devendo por isso o Partido Social Democrata dos Açores pedir desculpas aos açorianos por ter tentado, infundadamente, denegrir os Açores e prejudicar os açorianos”, vincou Sérgio Ávila.

Em termos comparativos em relação ao nível da produção de cada região, os dados hoje revelados, demonstram que a dívida pública dos Açores “representa apenas 18% do PIB (Produto Interno Bruto) da Região, enquanto no País a dívida pública é já de 108% do PIB e na Madeira subiu para 71% do PIB”, realçou, também, o governante.

Para o Vice-presidente, “esta realidade demostra a sustentabilidade financeira da nossa Região e uma situação incomparavelmente melhor do que o resto do País”, ao mesmo tempo que mostra o facto de a dívida pública regional por açoriano ser cinco vezes inferior à que se verifica na Madeira, por madeirense, e 6 vezes menor que a divida pública correspondente a cada português, residente no continente”.


Anexos:
2012.09.28-VPGR-ContasRegião 1.mp3


GaCS

Sem comentários: