sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Tretrapi promove a cultura científica, diz José Contente


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos presidiu, hoje, à assinatura de um protocolo com a TETRAPI destinado à organização, implementação e coordenação de um concurso escolar de ciência abrangendo as escolas básicas e secundárias da ilha de São Miguel.

Na ocasião, o governante afirmou que é prioritário fortalecer a componente experimental do ensino das ciências para promover a educação científica. “Este aspeto deve ser conseguido não só em ações supletivas e de animação, mas, em projetos clubes e centros de ciência que transmitam uma cultura de exigência, onde se premeia o esforço e o mérito”, acrescentou o governante. Segundo José Contente, a sociedade açoriana vai requerer, cada vez mais, cidadãos que “usem a lógica e que estejam atentos aos juízos da realidade”.

 Num tempo em que se começa a fundar, nos Açores, projetos estruturantes, no quadro da sociedade e da economia do conhecimento, “ é indispensável que a escola ensine os métodos e as regras da ciência, como fatores que transmitem o efeito de força e sentido ao saber”, sublinhou o Secretário Regional.

José Contente lançou ainda o repto à Tetrapi para que promovesse um curso sobre o mundo da ciência, destinado à Comunicação Social, para que também esta integre nas suas práticas, a importância da visibilidade social e do impacto conhecimento e tecnologia no nosso tempo. “Escola e cidadãos mais bem preparados em termos científicos corresponderão melhor aos desafios do presente e do futuro” , concluiu o governante.


Anexos:
2012.09.21-SRCTE-AssinaturaContratoTetrapi.mp3


GaCS

Sem comentários: