sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Imigrantes trazem enorme “colorido e riqueza cultural” aos Açores


A Diretora Regional das Comunidades assumiu hoje, na Horta, que as comunidades de imigrantes radicadas no arquipélago trazem aos Açores um enorme “colorido e riqueza cultural”.

A ideia foi expressa por Graça Castanho na sessão de abertura do I Encontro de Imigrantes no Desporto Açoriano, uma iniciativa que decorre até sábado na ilha do Faial com a participação de cerca de 70 atletas e dirigentes.

Para aquela responsável, falar de imigrantes hoje em dia no arquipélago “é falar de uma franja populacional muitíssimo importante”, até porque a mesma já inclui no presente cidadãos de 86 nacionalidades diferentes.

Por isso, acrescentou Graça Castanho, “temos uma dívida muito grande” para com os nossos imigrantes, os estrangeiros que estão a viver aqui nos Açores, pois eles “contribuem para o desenvolvimento da Região”.

Os imigrantes “trazem pluralidade, diversidade, multietnicidade e multiculturalismo” aos Açores, sublinhou ainda a Diretora Regional das Comunidades, adiantando que não há região alguma “que queira ter um papel importante no mundo global que não tenha essa diversidade”.

Graça Castanho lembrou igualmente que é preocupação do Governo dos Açores “garantir qualidade de vida e mais e maior integração para os imigrantes” e justificou a realização deste I Encontro de Imigrantes no Desporto Açoriano como facto do desporto ser “ uma das áreas que mais tem ganho com a presença de imigrantes” nas ilhas.

Segundo referiu, o envolvimento de imigrantes no desporto açoriano contribuiu decisivamente para que este “tenha conseguido o mérito e reconhecimento que tem hoje em dia”.

Adiantou também que este encontro, que pressupõe desde logo “partilha de experiências e de saberes”, servirá também para “discutir os processos de internacionalização dos Açores e do desporto açoriano”.


Anexos:
2012.09.28-DRC-EncontroImigrantesDesporto.mp3


GaCS

Sem comentários: