sexta-feira, 28 de setembro de 2012

“No próximo futuro é preciso rentabilizar a rede viária”, diz José Contente


Ao presidir à cerimónia de assinatura do contrato para a empreitada de beneficiação da Rua Direita da Ribeirinha, no concelho da Ribeira Grande, José Contente aludiu aos mais de 1100 km de estradas construídos e reabilitados pelos governos presididos por Carlos César, dos 1450 km totais da rede viária regional.

“Trata-se de intervenções em todas as ilhas, de modo a criar uma rede viária moderna e segura, onde são visíveis as preocupações de integração paisagística, nos arranjos de muros, sobras, miradouros e merendários”, referiu o governante açoriano. Contudo, relembrou a necessidade imperiosa de haver no futuro um programa de manutenção das estradas regionais.

O Secretário Regional frisou que “é preciso pôr a andar as infraestruturas modernas, potenciando as atividades económicas dentro de cada ilha. É um novo desafio às empresas e entidades públicas”.

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos defendeu, ainda, a necessidade de adaptação dos empresários às prioridades de investimento do novo quadro comunitário de apoio a partir de 2014.

O contrato hoje assinado, com a empresa A.R. Casanova S.A., pelo valor de cerca de 169 mil euros e com um prazo de execução de 3 meses prevê a remoção da calçada existente e a construção de uma nova estrutura de pavimento e sistema de drenagem, junto à Igreja. Neste local serão construídos lugares de estacionamento e substituído um troço da rede de águas e de esgotos domésticos.

A obra contempla ainda a pavimentação dos passeios em joga basáltica, criando-se, deste modo, melhores condições de circulação dos peões. Esta intervenção vai completar a do ramal de acesso ao porto, já concluída.



GaCS

Sem comentários: