quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Presidente do Governo salienta importância das eleições de 14 de outubro


O Presidente do Governo espera que todos os açorianos “tomem consciência da importância do voto, que participem nestas eleições e que delas resulte um sufrágio do qual não haja quaisquer dúvidas e que reflita a vontade maioritária do povo açoriano”.

Carlos César falava aos jornalistas, no início da tarde de hoje, após ter recebido em audiência no Palácio de Santana o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, o Juiz Conselheiro Fernando Costa Soares.

Para Carlos César, “nós vivemos numa democracia muito viva do ponto de vista da sua pluralidade, da convivência que ela proporciona entre os seus diversos atores, e é isso que muitas vezes nos tem distinguido positivamente. O Presidente do Governo estima que estas eleições regionais, marcadas para 14 de Outubro, decorram, como sempre nos Açores, “no respeito escrupuloso pela lei, com igualdade de oportunidades para todos os intervenientes”.

“Espero também”, acrescentou, “que os açorianos tomem consciência da importância de uma eleição para um órgão autonómico, como é a Assembleia Legislativa, e para a formação do novo Governo”.

Carlos César considerou, no entanto, que existem “problemas no que diz respeito à qualidade dos nossos cadernos eleitorais e do recenseamento eleitoral”. Trata-se, de resto, de uma competência que não é da administração regional.

Para o Presidente do Governo dos Açores “não é credível que tenhamos um universo residente na Região tão elevado como aquele que apontam os nossos cadernos eleitorais. Isso já foi discutido e é do conhecimento generalizado que esse processo tem alguns vícios na sua formação e, portanto, haverá uma abstenção real uma abstenção que é exponenciada pela falta de qualidade desses cadernos”, alertou.


Anexos:
2012.09.26-PGR-ComissãoNacionalEleições.mp3


GaCS

Sem comentários: