quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Proteção Civil açoriana é exemplo para o país, diz José Contente


Realizou-se no aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada um  exercício, à escala total, que simulou a queda de um avião com mais de 100 passageiros, no aeroporto, envolvendo um grande conjunto de entidades.

Este exercício é obrigatoriamente realizado a cada 2 anos e estiveram presentes avaliadores do INAC, que certificarão a adequabilidade do Plano.

O exercício serviu para testar o novo Plano de Emergência do Aeroporto (da responsabilidade da ANA-Aeroportos). O SRPCBA participou nas operações fazendo  o ensaio da doutrina operacional  relativamente a acidentes aéreos, para além do  sistema de aviso e alerta do Governo Regional.

Na ocasião José Contente afirmou que “este  exercício e o planeamento de emergência é inédito em Portugal, tendo em vista as sinergias obtidas entre as diferentes entidades, por via do planeamento e das soluções encontradas tendentes à melhor coordenação de meios e recursos, quer do aeroporto quer de entidades externas”.

“Este exercício que engloba várias entidades é mais um sinal e exemplo a nível do País pois foi possível articular vinte autoridades nacionais e regionais e ainda observadores  com responsabilidades no domínio da segurança num cenário de treino-formação  que envolveu mais de 400 pessoas”, acrescentou o governante.

Os Governos dos Açores presididos por Carlos César têm feito profundas mudanças e investimentos que atingiram valores muito significativos da ordem dos 50 milhões de euros. Basta recordar, por exemplo, a Formação de Bombeiros em que passámos de 5 para 19 cursos temáticos (investimento superior a 3,7 milhões de euros), na Formação e Sensibilização da População onde substituímos os panfletos temáticos por 20 projectos entre os quais “Escola Segura” (11500 alunos abrangidos), “Clubes de Proteção Civil” (até agora com 7500 alunos), ou ainda os projectos “Crescer em Segurança”  que percorreu todas as ilhas (as nove…) e o “Idoso em Segurança” que chegou aos 85 Centros de convívio da RAA.

José Contente lembrou que, “em 1996 havia 42 ambulâncias hoje temos 101 muitas delas medicalizadas (investimos 3,8 milhões euros), operam agora nessas ambulâncias 193 tripulantes (106 inicialmente) pagos pelo Governo (investimento de 22 milhões de euros). Neste nível já formámos 78 tripulante de ambulância de socorro (TAS) com curso de suporte avançado de vida (PHTLS) e 60 com este curso com a valência de Desfibrilhação Automática de Emergência (DAE)”.

Neste âmbito, foi centralizado o 112 no SRPCBA e desde este ano há um novo e melhor serviço de emergência médica terrestre com a entrada em funcionamento das ambulâncias SIV (Suporte Imediato de Vida) que já saíram 3500 vezes e salvaram um número incontável de vidas.

No reequipamento dos bombeiros foram entregues 189 novas viaturas às 17 corporações num investimento superior a 10 milhões de euros e algumas têm agora de meios de salvamento na orla marítima, com 7 embarcações /semi-rígidos) operadas por mais de 40 bombeiros com formação. No domínio das infra-estruturas construímos ou beneficiámos 14 edifícios das diferentes Associações. Também ao nível da rede de comunicações de emergência investiu-se mais de 5 milhões de euros atingindo-se  grande qualidade e fiabilidade ligando Bombeiros, Hospitais, Centros de Saúde, Câmaras Municipais, e o Governo Regional incluindo a Central no SRPCBA. A credibilidade do SRPCBA levou mesmo à representação de Portugal na Itália num exercício de âmbito Europeu (MESIMEX) (2006- Vesúvio)  e já em 2011 a Assembleia das Regiões da Europa distinguiu os Açores como Região detentora de boas práticas na gestão de catástrofes.

Mas, desde 1997, houve também atenção à sensibilização da população, tendo-se realizado 68 ações de sensibilização para todas as idades, frequentadas por 1357 pessoas, num investimento de cerca de 35 000 Primeiros Socorros e Curso Básico de Proteção Civil.Euros.

“Temos hoje um edíficio de segurança civil cada vez mais robusto que importa continuar a aperfeiçoar”, disse José Contente.


Anexos:
2012.09.26-SRCTE-ExercícioAeroportoSRPCBA.mp3


GaCS

Sem comentários: