sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Santa Bárbara com novo pavilhão desportivo


A Secretária Regional da Educação e Formação apresentou, ao fim da tarde desta quinta-feira, o projeto da empreitada de construção do pavilhão desportivo de Santa Bárbara, na ilha Terceira.

Trata-se de uma infraestrutura que vai servir aquela freguesia e as limítrofes, num investimento governamental calculado em 720 mil euros, com um prazo de execução de 210 dias.

“Ao contrário do que verifica no resto do país, nos Açores continuamos a manter o nível de investimento que sempre tivemos na área da educação e do desporto”, disse na ocasião Cláudia Cardoso, acrescentando: “não abandonamos obras, não deixamos empreitadas a meio, não desistimos e investimos”.

A governante reconheceu que, para racionalizar os recursos disponíveis, é necessário, por vezes, “fazer escolhas e redefinir prioridades”, de forma a responder o melhor possível às reais necessidades da população.

“Certo é que não o fazemos só nos grandes centros populacionais, procuramos em vez disso uma distribuição equilibrada e ponderada, dando especial atenção aos meios mais distantes e rurais porque neles reside um enorme potencial de crescimento”, sublinhou a Secretária Regional.

Cláudia Cardoso passou em revista, depois, os investimentos do Governo dos Açores na legislatura que agora termina, na área do desporto, na ilha Terceira, a construção da piscina coberta e aquecida do complexo desportivo Vitorino Nemésio, a colocação de relva sintética no seu campo de futebol, a colocação de piso sintético na pista de atletismo, o novo piso do pavilhão desportivo, a modernização do sistema de aquecimento de água com recurso às energias renováveis e a construção de um novo parque de estacionamento.

Continuando, a governante lembrou intervenções realizadas noutro complexo desportivo, as instalações do Estádio João Paulo II, com a introdução do aquecimento de água por energias alternativas, reparação da pala da bancada e manutenção da pista de atletismo e dos campos relvados.

“Colocámos em funcionamento o complexo desportivo Ferreira Drummond na nova Escola de S. Sebastião, com instalações de grande qualidade e altamente funcionais, perfeitamente aptas a responder às mais variadas utilizações na lógica de funcionamento escolar e de serviço à população, seja no desporto federado seja na atividade física desportiva”, destacou ainda.

A governante falou ainda dos apoios para iniciativas de clubes e associações que possibilitaram, por exemplo, a entrada em funcionamento do pavilhão desportivo do Juncal, do pavilhão desportivo do Porto Judeu e a requalificação do campo de ténis coberto do Lawn Ténis Clube.

“E apoiámos ainda obras de requalificação de sedes sociais de clubes da nossa ilha, num esforço de investimento global em infraestruturas desportivas e de apoio à prática que atingiu ao longo da legislatura um valor superior a 5 milhões de euros”, sublinhou também.

Para Cláudia Cardoso, estes investimentos e todos os outros realizados nas várias áreas da governação só são possíveis devido à autonomia regional. “Tem sido ela que nos salvaguarda de muitos dos erros que o país comete”, declarou, acrescentando que é por isso que “é essencial que nos Açores mandem os que cá estão” e que “temos de ser nós a continuar a tomar decisões acertadas sobre a nossa vida coletiva”.



Anexos:
2012.09.28-SREF-PavilhãoStaBárbara.mp3


GaCS

Sem comentários: