terça-feira, 25 de setembro de 2012

Trabalho desenvolvido pelos Açores junto da população deportada considerado uma referência a nível mundial


A Diretora Regional das Comunidades defendeu hoje, em Ponta Delgada, que o trabalho desenvolvido pela Região Autónoma dos Açores, no âmbito do apoio dado à população deportada, tem sido considerado uma referência a nível mundial.

Graça Castanho, que falava à margem da apresentação do estudo Emigrantes Deportados nos Açores, encomendado pelo Governo dos Açores ao Centro de Estudos Sociais, da Universidade dos Açores, referiu que o sucesso das práticas utilizadas na integração destes cidadãos é o resultado da união de diversos agentes desde os departamentos do Governo dos Açores às instituições da sociedade civil locais e dos países de onde provêm os emigrantes regressados.

O estudo agora apresentado é da autoria de Gilberta Pavão Nunes Rocha, Álvaro Borralho (Coordenadores), Ana Teresa Alves, Derrick Mendes e Osvaldo Silva, investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores.

Este estudo teve como objetivo fundamental conhecer o fenómeno da deportação nos Açores, através dos contextos, percursos e características sociodemográficas dos cidadãos deportados nos países onde residiam.

Graça Castanho, Diretora Regional das Comunidades, salientou o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores em prol deste público alvo, elencando alguns projetos que têm, em muito, contribuído para uma plena integração destes cidadãos.

“O projeto Regressos e a Rede Internacional de Organizações de Serviço Social têm contribuído para uma rápida e eficaz resposta ao plano de integração dos cidadãos alvo de deportação, na medida em que as instituições sedeadas nos países de acolhimento elaboram informações preponderantes antes da vinda dos cidadãos, permitindo que as instituições dos Açores preparem, ao pormenor, o projeto de reintegração no Arquipélago”, referiu Graça Castanho.

De igual modo, os diversos projetos desenvolvidos por algumas entidades açorianas, com o apoio da Direção Regional das Comunidades (DRC), permitem dotar os cidadãos deportados na sua formação, caso dos realizados na ilha Terceira, nomeadamente o “Briefing de acolhimento” e “Cozinhando a Vida”.

Nos últimos anos, tem-se assistido a uma crescente preocupação em promover atividades que, de alguma forma, possam suprimir a saudade da terra de acolhimento, sendo que o recente Memorando de Entendimento assinado entre a DRC e o Gabinete do Xerife do Condado de Bristol, a par de atividades como a Celebração do Thanksgiving (dia de Ação de Graças), a iniciativa Between Two Languages e criação do vídeo de acolhimento, são provas vivas desse esforço.

Ainda no decorrer da sessão, a Diretora Regional das Comunidades salientou a importância das dezenas de entidades que, diariamente, trabalham em prol de um serviço público assente na solidariedade e na dignidade humana, dirigido aos cidadãos deportados nos Açores, contando com o apoio do Governo dos Açores que, nos últimos quatros anos, apoiou em cerca de 400 mil euros estas instituições.



GaCS

Sem comentários: