terça-feira, 25 de setembro de 2012

Governo apostado em implementar “cultura da qualidade” nos Açores


O Governo dos Açores tem vindo nos últimos anos “a delinear um vasto conjunto de medidas, coerentes e devidamente articuladas, no sentido de impulsionar uma cultura de qualidade nos Açores” disse hoje, em Ponta Delgada, a Secretária Regional da Economia.

Luisa Schanderl, que participava, em representação do Presidente do Governo, na sessão de abertura do seminário “A Futura norma de recomendações sobre a gestão de projetos” destacou, entre os instrumentos elaborados pelo Governo, “a Estratégia Regional para a Qualidade, pela qual foi concebido um plano integrado de ações destinadas a sistematizar práticas da qualidade, expressa em diversos instrumentos de planeamento e na operacionalização de políticas regionais”. “Uma cultura para a qualidade deve constituir uma exigência do nosso desenvolvimento”, disse.

Segundo Luisa Schanderl, “precisamos de ser mais produtivos e competitivos” pelo que “a aposta nos sistemas de gestão da qualidade pode dar um contributo decisivo para tal desiderato”.

Para a governante, “investir na qualificação dos recursos humanos, na qualidade dos bens e serviços produzidos, em sistemas de gestão eficazes e na inovação, é determinante para aumentar a competitividade das empresas e, consequentemente, para tornar os Açores uma região mais desenvolvida”.

“Na conjuntura especialmente delicada que atravessamos, com um cenário macroeconómico adverso e de acesso dificultado ao crédito, aquelas premissas assumem uma maior acuidade, devendo, por isso, as empresas conferir uma particular atenção aos fatores dinâmicos da competitividade, no sentido de facilitar a adaptação a níveis acrescidos de concorrência interna e externa e o ajustamento a novos perfis de especialização”.

Assim, para a Secretária Regional da Economia, “a aposta na qualidade deve ser encarada pelas nossas empresas como uma verdadeira exigência para o sucesso e sobrevivência nos mercados, pois a qualidade, enquanto ferramenta de gestão, constitui uma sólida alavanca da competitividade das organizações”.


Anexos:
2012.09.25-SRE-WorkshopProgramaISO21500.mp3


GaCS

Sem comentários: