quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Diretor Regional dos Equipamentos e Transportes terrestres diz que Jardim dos Maroiços homenageia os homens do Pico


O Diretor Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, inaugurou, hoje, na Vila da  Madalena, o Jardim dos Maroiços, um dos símbolos do património cultural da ilha do Pico.

Na cerimónia, Miguel Costa congratulou-se  por ser "um dia especial em que não só inauguramos um belo e desejado espaço de lazer e diversão, mas também por ser um dia de homenagem ao Pico, aos homens do Pico que, de forma extraordinária, conseguiram, porque necessitavam, construir muros, currais, muralhas e montes de pedra como ninguém, os maroiços que, nas sábias, sentidas e poéticas palavras de António Duarte, homem da comunidade do Canal, constituem e perpetuam a epopeia de pedra do homem do Pico”.

Para o  Diretor Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres "esta parte da nossa história já foi descrita pelos nossos poetas  e muito mais ainda há por descobrir e por escrever sobre os maroiços, porque, como dizem os poetas “são alma, são história”…e agora também…”são jardim”, porque se é certo que o “moroiço é obscuro e pedregoso, o maroiço é monumento e claridade”, e acima de tudo há e sente-se a “tremenda vontade de não ser derrubado” referiu.

Utilizando a ideia do poeta, Miguel Costa defendeu  que "não se calem as vozes que oiço neste coral de pedra em maroiço, na defesa do que é mais nosso, da nossa identidade, da nossa cultura, com os maroiços à vista e não derrubados".

O Jardim dos Maroiços, com uma área de mais de 10 mil metros quadrados, tem dois maroiços recuperados, um que se desenvolve em altura e em socalcos e outro mais baixo sobre o comprido. Em termos de valências e equipamentos, possui um parque infantil e uma zona radical que comtempla um skate park, parede de escalada e street basket. Na zona radical,existe uma pequena bancada, onde se poderá promover vários  tipos de eventos.

Foram ainda construídos uma praceta, para instalação de um pequeno bar/esplanada, campos de ténis e badmington/mini-ténis, com piso sintético,  instalações sanitárias e um considerável circuito pedonal em  volta do jardim, que servirá não só para exercitar mas também local para contemplação e descanso, na envolvência dos famosos maroiços e espaços verdes e arborizados. Trata-se de uma infraestrutura, moderna  e segura para os seus utilizadores, com vigilância constante e representa um investimento na ordem dos 500 mil euros .

Na inauguração participaram cerca de uma centena de crianças da Escola Cardeal Costa Nunes que declamaram versos de poetas locais e que estão em exibição nas paredes do Jardim


Anexos:
2012.09.27-DRET-JardimMaroiços.mp3


GaCS

Sem comentários: