sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Escola de Formação de Marítimos dos Açores vai ser instalada no Faial


A futura Escola de Formação de Marítimos dos Açores, que será brevemente instalada na ilha do Faial, representa “a afirmação e a projeção dos Açores e da sua vocação marítima no panorama internacional”.

A opinião foi expressa pela Secretária Regional da Economia ao presidir hoje, na Horta, à sessão de assinatura de um protocolo de colaboração com a Universidade dos Açores e com a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique com vista à constituição deste novo estabelecimento de ensino na ilha do Faial.

Para Luísa Schanderl, a nova escola, que desde início teve na Horta o “local ideal” para a sua instalação, permitirá também capacitar a Região com competências que vão “agilizar e fortalecer o exercício das atividades marítimas relacionadas com os transportes, a pesca e o turismo”.

Segundo revelou na ocasião, a Escola de Formação de Marítimos dos Açores “consubstancia uma abordagem estruturada e completa à formação de marítimos, mestrança e marinhagem, nas áreas das pescas e do comércio, consolidando numa escola pública uma oferta formativa integral, formato que é único no panorama nacional”.

De acordo com a governante, a oferta formativa da nova escola contemplará “cursos de certificação profissional e de dupla certificação para jovens e adultos, cursos de especialização tecnológica e cursos de formação integrada na convenção STCW”.

“A Escola de Formação de Marítimos dos Açores terá, também, uma componente de formação prática que permitirá que os formandos tenham estágios em ambiente real nos navios que escalam o Arquipélago”, adiantou a Secretária Regional da Economia.

Luísa Schanderl sublinhou ainda ser justo reconhecer que este projeto teve, desde o seu início, “o carinho e o apoio das principais instituições marítimas nacionais”, em que se destacam a Escola Náutica Infante Dom Henrique e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, mostrando-se convicta de que, “muito brevemente”, a Horta contará com “um polo de formação de marítimos reconhecido internacionalmente e que trará ao Faial um novo dinamismo motivado pelos jovens que aprenderão aqui a arte do seu ofício”.

“Resta-me desejar as maiores felicidades à Escola de Formação de Marítimos dos Açores e agradecer o valioso papel desempenhado quer pela Universidade dos Açores, quer pela Escola Náutica Superior Infante D. Henrique, parceiros sem os quais não seria possível lançar este projeto”, acrescentou a governante.

A Secretária Regional considerou ainda que o protocolo de colaboração hoje assinado, em cerimónia que contou também com a presença do Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, representa “mais um passo” na aposta que o Governo vindo a concretizar no Mar e que “quer fazer dos Açores uma referência internacional nestes domínios”.


Anexos:
2012.09.28-SRE-EscolaFormação.mp3


GaCS

Sem comentários: