domingo, 30 de setembro de 2012

Junta de Freguesia e Casa do Povo das Fontinhas com novas instalações


O Vice-presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, presidiu este domingo, a convite da Junta de Freguesia e Casa do Povo das Fontinhas (ilha Terceira), à cerimónia de inauguração das obras de ampliação da sede daquelas instituições.

Trata-se de um investimento governamental de 214 mil euros, que contou também com a colaboração da Câmara Municipal da Praia da Vitória nos arranjos exteriores, que vem dotar a freguesia de condições “de grande qualidade” para melhor servir a população, conforme disse, na ocasião, o governante.

Sérgio Ávila elogiou o dinamismo e espírito comunitário das instituições e população das Fontinhas, “com uma dinâmica, envolvendo as diversas instituições da freguesia, a funcionar em pleno”, acrescentando que “é esta qualidade humana que é associada, depois, àquilo que a qualidade humana exige, que são as infraestruturas”.

Sérgio Ávila elogiou, também, a visão dos responsáveis locais que permitiu, ao longo dos últimos anos, criar e concentrar na mesma zona um conjunto de infraestruturas que dão variadas respostas às necessidades da freguesia.

“Aqui à volta as Fontinhas têm tudo o que é necessário para uma vivência colectiva, para o desenvolvimento do desporto, da cultura, do apoio social, da educação, no fundo, para o desenvolvimento de uma comunidade”, sublinhou.

Perante a dinâmica demonstrada pelas Fontinhas e por muitas outras freguesias dos Açores, Sérgio Ávila interrogou-se sobre como é possível pensar-se em extinguir freguesias.

“Como é que algumas pessoas têm a coragem de dizer, aí para fora, que se devem extinguir freguesias? Digo e repito: quem lá no Terreiro do Paço, sentado num cadeirão, se lembrou de extinguir freguesias, se passar uma semana nas Fontinhas vai sair daqui sem vontade de o voltar a dizer”.

Conforme reforçou Sérgio Ávila, “as freguesias são o centro de uma dinâmica de uma comunidade” e tal como o caso das Fontinhas demonstra, segundo acrescentou, “a freguesia é o núcleo essencial do seu desenvolvimento”.


Anexos:
2012.09.30-VP-Fontinhas1.mp3 2012.09.30-VP-Fontinhas2.mp3


GaCS

Sem comentários: