quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Governo dos Açores empenhado na melhoria da qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais


A exclusão social das pessoas com deficiência e incapacidade tem merecido a preocupação de diferentes organismos do Governo dos Açores, refletindo-se no desenvolvimento de medidas e ações que visam a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos, sendo um compromisso assumido pelo Executivo o de promover respostas cada vez mais qualificadas, num quadro de responsabilidade partilhada. A afirmação é de Paula Ramos, Presidente do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores (IDSA), e foi proferida na sessão de abertura do seminário TICa – Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis, evento a decorrer no polo de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.

Segundo Paula Ramos, “a preocupação das políticas sociais nesta área tem conhecido uma evolução substancial nas últimas décadas, com novas perspetivas conceptuais, novas filosofias de abordagem e de enquadramento, assistindo-se assim a uma mudança de paradigmas ao nível das políticas e das práticas de trabalho”.

Estas novas políticas, prosseguiu, “são cada vez mais orientadas para a promoção da cidadania e da qualidade de vida, reconhecendo e conferindo direito. Aqui o acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação possibilita a total participação das pessoas com deficiência e incapacidades na sociedade”.

Neste contexto, a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e incapacidades exige a oferta de serviços e de produtos de apoio que melhoram significativamente a sua qualidade de vida, contribuindo efetivamente para a sua autonomia, valorização pessoal e desenvolvimento das suas capacidades e potenciais.

É no quadro destas preocupações que o Governo dos Açores, mais concretamente a Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, ao abrigo do Programa de Cooperação Transnacional – Madeira – Açores – Canárias 2007 – 2013, desenvolveu o Projeto TICa – Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis, em cooperação com a Sociedad Insular para la Promoción de las Personas con Discapacidad (SINPROMI) e o Instituto Tecnológico y de Energías Renovables, S.A. (ITER).

Criando como o objetivo de implementar as novas tecnologias como ferramentas que permitam a integração, em igualdade de oportunidades, de pessoas com deficiência e incapacidade, o projeto TICa conta com um orçamento de 93 mil euros e apresenta uma execução orçamental, até à data, de 49%.



GaCS

Sem comentários: