sábado, 17 de novembro de 2012

Ação voluntária de limpeza subaquática no Faial foi “plena de sucesso”


O Diretor Regional dos Assuntos do Mar qualificou como “plena de sucesso” a ação de limpeza voluntária do fundo marinho do porto de pesca da Horta, que decorreu hoje com a participação de mais de oito dezenas de pessoas.

Frederico Cardigos revelou que esta ação, organizada pelo Observatório do Mar dos Açores e pela Associação de Pescadores de Espécies Demersais dos Açores, com o apoio do Governo Regional, permitiu retirar do fundo do mar mais de duas toneladas de resíduos.

Nesta operação, que incidiu numa área de 200 metros quadrados da bacia do porto de pesca, foram recolhidos pelos voluntários 1.500 quilos de vidro, 350 quilos de material de pesca, 100 quilos de pneus e 60 quilos de plásticos.

O diretor regional destacou a grande participação dos voluntários que se associaram a esta limpeza, em número superior a 80, incluindo mergulhadores com escafandro, pescadores, alunos do ensino básico, agrupamentos de escuteiros e “muitos populares, que se associaram simplesmente porque acham que o devem fazer”.

O Governo dos Açores associou-se a esta iniciativa, integrada nas celebrações do Dia Nacional do Mar, destacando sete trabalhadores dos serviços oficiais para colaborar na limpeza.

“Parece que estamos de parabéns e é uma excelente forma de celebrar a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que nos permite, hoje em dia, no arquipélago dos Açores, falarmos em Mar Territorial, em Zona Económica Exclusiva e na Plataforma Continental, que tanta agitação tem dado e que merece a nossa particular atenção”, afirmou Frederico Cardigos.

Com vista a assinalar o Dia Nacional do Mar, que se celebra hoje, estão em curso neste sábado mais de 30 iniciativas em todas as ilhas dos Açores.

Algumas destas ações têm a sua génese no Governo, designadamente nos seus departamentos relacionados com o Ambiente e com o Mar, acrescentou Frederico Cardigos, adiantando que há muitas outras iniciativas, com a que decorreu esta manhã no porto da Horta, “que partem da própria sociedade civil”.


Anexos:
2012.11.17-DRAM-AçãoLimpezaPortoHorta.mp3


GaCS

Sem comentários: