sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Vítor Fraga assiste à antestreia do documentário “Santa Maria Connection”


O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, assiste no sábado, na ilha de Santa Maria, em representação do Presidente do Governo dos Açores, à antestreia do documentário “Santa Maria Connection”.

Este documentário de 55 minutos, produzido pela Horizonte Filmes e realizado por Eberhard Schedl, conta a história do passado recente do Aeroporto de Santa Maria, relatando o acordo celebrado entre Portugal e os Estados Unidos da América para a construção de um aeroporto nesta ilha dos Açores.

Recorde-se que, durante a II Guerra Mundial, os Estados Unidos persuadiram Salazar a conceder-lhes facilidades em Santa Maria.

As longas e difíceis negociações entre os EUA e Portugal levaram ao acordo celebrado entre os dois países, acabando por culminar na construção do aeroporto e na vinda dos militares norte-americanos para a ilha, onde instalaram eletricidade, infraestruturas e, como é referido na sinopse, oportunidades.

Após o fim da guerra, os americanos partiram, permanecendo o aeroporto civil, que se revelou de extrema importância nas travessias do Atlântico, fazendo com que Santa Maria vivesse uma época dourada.

O Governo dos Açores, apoiou a realização deste documentário, comparticipando a pré-produção e a realização.

A antestreia, que contará com a presença do Secretário Regional do Turismo e Transportes, em representação do Presidente do Governo, está marcada para as 21h30 de Sábado e terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila do Porto.



GaCS

Sem comentários: