sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Governo dos Açores decide acionar o FUNDOPESCA


O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, anunciou hoje a convocação para 10 de dezembro do Conselho Administrativo do FUNDOPESCA, para ativar este apoio criado nos Açores com o objetivo de compensar os pescadores.

A “baixa de capturas” e, consequentemente, “alguma diminuição de rendimentos” foram as razões avançadas por Luís Neto Viveiros para, em declarações aos jornalistas após uma audiência com a Direção da Federação das Pescas dos Açores, justificar a decisão de, pela segunda vez este ano, acionar o FUNDOPESCA.

“Pretendemos também fazer uma revisão das atuais regras [de funcionamento] do FUNDOPESCA, que serão avaliadas em sede própria e de acordo com novas necessidades e um novo enquadramento”, revelou.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais e a Federação das Pescas dos Açores, presidida por José António Fernandes, consideram como valor provável de apoio a atribuir aos pescadores que se enquadrem nos critérios deste fundo a atribuição de 50% do salário mínimo regional.

A audiência para apresentação de cumprimentos, que decorreu na Quinta de São Gonçalo, em Ponta Delgada, permitiu ainda analisar alguns dos desafios que se colocam ao setor das pescas.



Anexos:
2012.11.30-SRRN-FUNDOPESCA.MP3


GaCS

Sem comentários: