quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Luiz Fagundes Duarte defende estabilidade na educação


O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura destacou hoje, na Horta, a atuação dos governos do PS e o “grande investimento que foi feito em infraestruturas, na qualificação dos recursos humanos e nas melhorias ao nível das estratégias pedagógicas”.

Luiz Fagundes Duarte, que intervinha na Assembleia Legislativa durante a discussão do Programa de Governo, salientou os dados divulgados ontem pelo INE, que colocam os Açores como a região do país que registou o maior recuo na taxa de analfabetismo.

No prosseguimento desta caminhada de sucesso, o Secretário Regional revelou que “é entendimento do Governo” que os jovens açorianos “devem frequentar o sistema educativo até aos 18 anos, seja no ensino regular, seja no ensino profissional”.

Fagundes Duarte deixou, a este propósito, “uma garantia de civilização: o encaminhamento dos jovens para o ensino regular ou para o ensino profissional não será condicionado por parâmetros apendiculares, como o melhor ou menor aproveitamento escolar, ou pelas melhores ou piores condições económicas das famílias”.

Na sua intervenção, anunciou que, de imediato, serão postas em execução um conjunto de medidas no sentido de atribuir aos professores e educadores a “necessária autoridade” que as funções exigem, mas também a responsabilização pelos resultados escolares alcançados pelos alunos.

O reforço do currículo regional, a estabilização do corpo docente, a revitalização do papel da Inspeção Regional da Educação, organismo que “deverá desempenhar um papel sobretudo prospetivo e preventivo e não meramente fiscalizador ou sancionatório”, e a convocação para breve de um Conselho Regional de Educação foram outros propósitos anunciados pelo governante açoriano.

Nas áreas da ciência, cultura, desporto e juventude, Fagundes Duarte revelou que o novo executivo açoriano pretende implementar e melhorar, na medida do possível, as políticas prosseguidas nos últimos anos de governação socialista.

Para o Secretário Regional, “as políticas da juventude e do desporto, em grande parte as da cultura e da ciência, deverão forçosamente articular-se com as da educação, que é o pivot e o denominador comum”.



Anexos:
2012.11.21-SRECC-ApresentaçãoProgramaXIGoverno(1).mp3
 2012.11.21-SRECC-ApresentaçãoProgramaXIGoverno(2).mp3
2012.11.21-SRECC-ApresentaçãoProgramaXIGoverno(3).mp3
 2012.11.21-SRECC-ApresentaçãoProgramaXIGoverno(4).mp3


GaCS

Sem comentários: