sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Turismo cultural “determinante” para o futuro do setor nos Açores


A aposta nas atividades culturais como parte integrante do produto turístico açoriano “terá um papel determinante para o futuro do setor na Região”, assegurou hoje o Secretário Regional do Turismo e Transportes.

Vítor Fraga falava aos jornalistas nas IV Jornadas de Reflexão de Animação Turística, subordinadas ao tema Turismo e Animação Cultural, que hoje se iniciaram em Angra do Heroísmo, a cuja cerimónia de abertura presidiu.

Destacando a importância do evento, Vítor Fraga afirmou que “este é o caminho” para estimular a procura de um arquipélago que pode aliar a paisagem única a motivos culturais genuínos, numa altura em que os produtos diferenciados ganham mais peso, num cenário desfavorável a nível nacional e internacional.

“A parte cultural que pudermos afectar ao setor do turismo é certamente um fator diferenciador e captador de nichos de mercado para a Região”, vincou o governante.

Na sua intervenção a abrir os trabalhos das jornadas, Vítor Fraga sublinhou também outra vertente da associação entre o turismo e os valores culturais, nomeadamente o ganho na regeneração dos centros históricos, no reavivar das tradições, bem como a dinamização dos museus e espaços culturais, a música e a gastronomia, entre outros.

“As nossas tradições só sobrevivem como referência do nosso povo se houver a capacidade de as usarmos, recriando-as com respeito pelo passado e projetando-as no futuro”, sustentou, acrescentando que “as atividades de animação cultural tomam especial relevo e percorrem de uma maneira transversal toda a atividade turística que se pretende continuar a desenvolver nos Açores”.

O Secretário Regional alertou também para a necessidade de a animação turística, no contexto do turismo nos Açores, “carecer agora de um projeto mais amplo de desenvolvimento integrado, equilibrado e participado por todos os agentes, englobando o papel determinante das autarquias, dos agentes culturais e, de forma muito direta, as unidades de turismo”.

Neste contexto, disse Vítor Fraga, “quer-se um desenvolvimento que se inspire no relacionamento dos turistas com as nossas gentes e com o seu património cultural material e imaterial, envolvendo as pequenas e micro empresas locais”.

Vítor Fraga lembrou ainda que, a par da paisagem, dos roteiros ímpares, em terra e no mar, e das tradições, os Açores têm para oferecer uma “cultura erudita, para a qual têm contribuído, ao longo dos séculos da nossa existência arquipelágica, grandes vultos da cultura açoriana e portuguesa, como sejam Antero de Quental, Vitorino Nemésio, Natália Correia”.

O turismo de natureza, sustentável, “é o nosso principal atributo”, sublinhou, acrescentando que se pretende que seja “concretizado numa lógica de interação com o meio ambiente, através do desenvolvimento de produtos turísticos que explorem as potencialidades naturais e culturais de todas as ilhas”.

Vítor Fraga considerou que o turismo cultural “enquadra-se particularmente bem” nesse contexto.



Anexos:
2012.11.16-SRTT-TurismoCultural1.MP3
 2012.11.16-SRTT-TurismoCultural2.mp3


GaCS

Sem comentários: