sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Governo dos Açores enaltece papel das filarmónicas na cultura


O Vice-Presidente do Governo dos Açores destacou a importância das filarmónicas como escolas de arte e de vida, considerando que desempenham um papel fundamental na formação artística e pessoal da população açoriana.

Sérgio Ávila falava na quinta-feira à noite, em representação do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, na cerimónia solene comemorativa do 126.º aniversário da Sociedade Recreativa e Musical de São Sebastião, na ilha Terceira, que também serviu para homenagear um músico que integra a instituição há 50 anos.

Para o Vice-Presidente do Governo dos Açores, este exemplo, a par de tantos outros nos Açores, deve servir para motivar os mais novos a prezar esse legado e a continuar o trabalho que, com tanto esforço, foi passando de geração em geração a favor da educação musical e do usufruto de toda a população.

“Felizmente, a música não se está a perder e o gosto pelas filarmónicas é algo que se está a reforçar com a juventude”, afirmou Sérgio Ávila, acrescentando que essa é “a melhor homenagem” que hoje se pode prestar a quem, em 126 anos, fez com que “hoje estejamos aqui”.

Por isso,  considerou que “homenagear aqueles que fizeram parte do passado e que ainda fazem parte do presente é a melhor garantia de que, aqueles que hoje se iniciam nesta atividade, possam perpetuar esta obra”.

A concluir, o governante fez questão de assinalar as centenas de pessoas que se empenharam ao longo da vida desta instituição para que, ainda hoje, se possa “ouvir tocar na ilha e fora dela uma filarmónica”, fruto de “muito esforço”, como “muitas outras” existentes nas ilhas do arquipélago.



Anexos:
2012.11.29-VP-Filarmónica.mp3


GaCS

Sem comentários: