sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Governo empenhado na reintegração de repatriados


O Governo dos Açores está empenhado na integração dos emigrantes regressados compulsivamente, garantiu ontem à noite, em Angra do Heroísmo, o Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas.

Rodrigo Oliveira falava em representação do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, num jantar de Ação de Graças (Thanksgiving), oferecido a mais de 100 cidadãos repatriados e famílias, promovido pelo Xerife do Condado de Bristol, Tom Hodgson, com o apoio da Direção Regional das Comunidades e com o envolvimento de organizações de apoio social locais e da comunidade açoriana da costa Leste dos Estados Unidos.

“Este é um Governo para todos, um Governo que trabalha diariamente para dar oportunidades que são trazidas a todos”, enfatizou o governante, acrescentando “uma palavra de incentivo” aos emigrantes repatriados para que aproveitem essas oportunidades para uma total integração.

Rodrigo Oliveira relevou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo dos Açores em articulação com as autoridades norte-americanas e canadianas, no acompanhamento dos processos de deportação e destacou o papel do Xerife de Bristol, responsável por um dos mais importantes centros de detenção de cidadãos a repatriar, no apoio aos detidos e famílias.

No jantar de ontem participaram perto de 120 cidadãos regressados compulsivamente e suas famílias. A iniciativa repete-se em São Miguel, no próximo domingo, às 12:30 horas, nos mesmos moldes, a que se acrescenta um jantar para cerca de 100 crianças e jovens residentes em instituições de solidariedade social da ilha.

A celebração do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é extremamente importante na vida dos norte-americanos, remontando ao século XVII, tendo sido instituído como feriado nacional pelo Congresso dos Estados Unidos da América. A ementa inclui o tradicional peru e a tarte de abóbora, produtos vindos dos Estados Unidos para estes eventos.


Anexos:
2012.11.15-SsRPRE-Thanksgiving.mp3


GaCS

Sem comentários: