quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Governo Regional concerta estratégia com a Universidade dos Açores


O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura realçou hoje, em Ponta Delgada, a importância da Universidade dos Açores para o desenvolvimento da economia Região.

Luiz Fagundes Duarte falava após uma reunião com o Reitor da Universidade dos Açores, para definir as bases do Contrato para a Criação de Emprego e Crescimento Económico, anunciadas esta semana, pelo Presidente do Governo.

Para Luiz Fagundes Duarte, o encontro serviu para concertar a estratégia geral desta parceria, que será assinada ainda no corrente ano, abrangendo várias áreas, como a produção de conhecimento, no âmbito da investigação, ou a formação de novos quadros técnicos.

Na ocasião, afirmou o governante, a Universidade dos Açores tem os instrumentos ao seu alcance, que podem ser rentabilizados em prol da Região, através das estratégias a seguir pelo executivo açoriano.

Nesse sentido, Luiz Fagundes Duarte, acrescentou que a academia açoriana pode estabelecer convénios e protocolos com outras universidades estrangeiras, integrando programas operacionais de investigação, nos quais venha a beneficiar com a entrada de receitas próprias.

Deste modo, sempre que a Universidade dos Açores consiga envolver-se em projetos não só internacionais mas, também, visando as empresas regionais, instituições locais e restante sociedade civil, o Governo Regional irá igualar esse valor, evidenciou.

Estas opções, sublinhou o governante, fazem parte do programa do XI Governo Regional dos Açores, que vai estar em discussão na próxima semana, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Mas para além desta vertente há outras, em que esta colaboração será mais estreita, realçou o governante, é o caso da formação de novos ativos, para substituir quadros que vão entrar na reforma, uma situação que atinge sobretudo o 1º ciclo do ensino básico.

Luíz Fagundes Duarte espera, por isso, que esta parceria seja profícua no sentido de contribuir para o progresso dos Açores.



Anexos:
2012.11.15.SRECC-UnivAçores.mp3


GaCS

Sem comentários: