terça-feira, 27 de novembro de 2012

Diretores Regionais do XI Governo Regional dos Açores


Vice-Presidência

Diretor Regional do Orçamento e Tesouro (DROT)

Nome: José António Gomes

Idade: 51 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pela Universidade dos Açores.

Caraterização profissional: Técnico superior na Secretaria Regional do Comércio e Indústria, com início em 1987, exercendo funções de Diretor de Serviços do Orçamento a partir de 1993, e de Diretor Regional do Orçamento e Tesouro desde 1995.


Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade (DRAIC)

Nome: Ricardo Maciel Sousa Medeiros

Idade: 38 anos
Habilitações Académicas: Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pela Universidade dos Açores.

Caraterização profissional: Desempenhou funções de administrador e de direção financeira em várias empresas privadas desde o ano de 1997. A partir de 2006, tem desempenhado funções de administrador na empresa Ilhas de Valor, SA, sendo presentemente Presidente do Conselho de Administração da empresa Santa Catarina, SA e Administrador da Sinaga, SA.


Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional (DREQP)

Nome: Ilda Margarida de Sousa Baptista

Idade: 44 anos

Habilitações Académicas: Mestre em Gestão Pública; Licenciada em Organização e Gestão de Empresas.

Caraterização profissional: Exerce o cargo de Chefe de Divisão de Acreditação e Certificação da Direção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, sendo que ingressou na Administração Pública Regional em 1996, na carreira Técnica Superior, tendo prestado assessoria de planeamento na Universidade dos Açores entre 2004 a 2008.


Diretor Regional da Organização e Administração Pública (DROAP)

Nome: Victor Jorge Ribeiro Santos

Idade: 55 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Direito.

Caraterização profissional: Tem desempenhado consecutivamente funções dirigentes na administração regional ao longo dos últimos 26 anos, com experiência acumulada no domínio do regime jurídico das carreiras e da gestão do setor público, tendo exercido funções de Diretor Regional desde 1998, designadamente com responsabilidades em matéria de Organização e Administração Pública.


Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais (DRPFE)

Nome: Rui Manuel Gaiola von Amann

Idade: 57 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Economia.

Caraterização profissional: Técnico Superior da Administração Regional desde Janeiro 1984, exercendo, a partir do ano 2000, funções de diretor regional nas áreas do planeamento regional e dos fundos comunitários, que acumula com as funções de gestor de programas operacionais de investimento público com financiamento comunitário.

Assegura complementarmente a interlocução e representação regional junto das autoridades nacionais e dos serviços da Comissão Europeia, na área dos Fundos e Planeamento.


Secretaria Regional da Solidariedade Social

Diretor Regional da Habitação (DRH)

Nome: Carlos Manuel Redondo Faias

Idade: 39 anos

Habilitações Académicas: É mestre em Gestão, com especialização em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo, pela Universidade Técnica de Lisboa / Universidade dos Açores.

Caraterização profissional: Foi Diretor Regional da Habitação do X Governo Regional dos Açores. Coordenou o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores desde a sua criação até Novembro de 2008. Exerceu funções de Secretário-geral da Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL., entre Fevereiro de 2001 e Março de 2007. Foi empresário na área do turismo entre 1998 e 2007.


Diretora Regional da Solidariedade Social (DRSS)

Nome: Natércia da Conceição Reis Gaspar

Idade: 40 anos

Habilitações Académicas: Licenciatura em Serviço Social, com especialização no Ramo de Justiça e Reinserção, e Pós-Graduação em Serviço Social.

Caraterização profissional: Técnica Superior afeta à Divisão de Ação Social de Ponta Delgada, do Instituto de Ação Social, atual Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, de 2001 a 2009. De janeiro de 2009 a junho de 2011, exerceu o cargo de Diretora Regional da Igualdade de Oportunidades, tendo sido nomeada Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social, na mesma data.


Secretaria Regional da Saúde

Diretor Regional da Saúde

Nome: Armando Leal Almeida

Idade: 38 anos

Habilitações Académicas: Enfermeiro Graduado nas áreas de Urgência/Emergência e Cuidados Intensivos.

Caraterização profissional: Iniciou funções como Enfermeiro em 1998, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de São Francisco Xavier. Desde então teve experiência profissional na área do doente crítico em Serviço de Urgência e nos meios de Emergência do INEM. Coordenou a Unidade de Intervenção Cardiovascular do HPA e em 2005 iniciou funções como Coordenador Regional dos Serviços de Urgência Básica na Administração Regional de Saúde do Algarve. Tem participado em vários grupos de trabalho nacionais com especial relevo para a Comissão de Peritos do INEM, Comissão Técnico-Científica do INEM, Coordenação Nacional da Via Verde do Trauma e recentemente na Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Urgência e Emergência.


Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura

Diretora Regional da Educação (DRE)

Nome: Maria da Graça Lopes Teixeira

Idade: 49 anos

Habilitações Académicas: Licenciada em Biologia/Geologia, pela Universidade dos Açores.

Caraterização profissional: Ingressou na carreira docente no ano letivo de 1984/1985, na Escola Secundária Domingos Rebelo, passando pelas Escolas Antero de Quental, Ribeira Grande e Arrifes, onde desempenhou diferentes cargos. Lecionou, como convidada, a cadeira de Didática das Ciências, na Universidade dos Açores. Foi Presidente da Comissão Executiva Instaladora e posteriormente Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Lagoa, até Outubro de 2008. Foi Deputada à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (2008-2010), integrando a Comissão dos Assuntos Sociais. É Diretora Regional da Educação e Formação desde 1 de Fevereiro de 2010.


Diretor Regional da Cultura (DRaC)

Nome: Nuno Ribeiro Lopes

Idade: 58 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Caraterização profissional: Responsável pelo projeto da Malagueira, em Évora, da autoria do Arq. Álvaro Siza Veira, de 1979 a 1996; responsável pela Divisão de Iniciativas Urbanísticas Municipais da Câmara Municipal de Évora, de 1990 a 1996; e Diretor do Departamento do Centro Histórico de Évora de 1996 a 2002. Coordenador do Gabinete e Vogal da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico de 2002 a 2005 e responsável pela Candidatura da Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico a Património Mundial – Paisagem Cultural. Responsável pelo projeto de Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial e coordenador do Gabinete de 2004 a 2012. Coordenador do projeto Paisagem Cultural do Montado desde 2011. Professor auxiliar convidado na Universidade de Évora, Departamento de Arquitetura, de 2005 a 2009.


Diretor Regional do Desporto (DRD)

Nome: António da Silva Gomes

Idade: 52 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física da Universidade Técnica de Lisboa e Mestrando em Ciências do Desporto – Área de especialização de Gestão Desportiva, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Caraterização profissional: Diretor Regional do Desporto desde 1 de Novembro de 2009, é o representante da Região no Conselho Nacional Antidopagem e no Conselho Nacional do Desporto. Desempenhou funções de Diretor de Serviços do Apoio ao Movimento Associativo Desportivo da DRD (2006-2009), de Diretor de Serviços do Desporto da Direção Regional da Educação Física e Desporto (1992-1997 e 1999-2006), e de Delegado dos Desportos de Angra do Heroísmo (1988-1992). Foi Professor de Educação Física (1984-200). Tem mais de 25 anos de experiência como treinador de Voleibol, em diferentes níveis competitivos e foi fundador da Associação de Voleibol da Ilha Terceira.


Diretora Regional da Juventude (DRJ)

Nome: Pilar Sousa Lima Damião de Medeiros

Idade: 33 anos

Habilitações Académicas: Licenciada em Germânicas e Sociologia pela Brock  University, Canadá (2001), Mestre em Estudos Germânicos pela Queen’s University, Canadá (2003), e Doutora nesta mesma área pela Albert Ludwigs Universität, Freiburg, Alemanha (2007).

Caraterização profissional: Foi Assistente na Queen’s University, Canadá (2001-2002). Professora Auxiliar Convidada na Universidade de Évora (2007-2009), e, desde 2009, Professora Auxiliar Convidada e Diretora do curso de Sociologia (2011‐12) no Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais na Universidade dos Açores.


Secretaria Regional do Turismo e Transportes

Diretor Regional dos Transportes (DRT)

Nome: Luis Filipe de Medeiros Quintanilha

Idade: 35 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Engenharia Aeronáutica.

Caraterização profissional: Presentemente exercia as funções de Diretor de Operações Terrestres e Handling da SATA, tendo anteriormente exercido, nessa mesma empresa, as funções de Gestor de Segurança e de responsável pelo Departamento de Gestão Operacional.


Diretor Regional das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações (DROPTC)

Nome: Bruno Miguel Correia Pacheco

Idade: 35 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Universidade do Porto.

Caraterização profissional: Exerceu o cargo de Diretor Regional da Juventude nos IX e X Governos dos Açores, tendo anteriormente exercido atividade profissional na área de engenharia, nos ramos de energia e comunicações. Foi, ainda, formador na Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira (Povoação) e na ENTA/INOVA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores.


Diretor Regional da Energia (DREn)

Nome: José Manuel Rosa Nunes

Idade: 61 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Finanças e mestre em Economia e Política da Energia e Ambiente.

Caraterização profissional: É docente da Universidade dos Açores desde 1977. Já foi membro do Conselho de Administração da EDA, EP, bem como responsável pelo Consórcio Geotérmico dos Açores e, ainda, Presidente do Conselho de Administração da SOGEO, S.A.


Diretor Regional do Turismo (DRT)

Nome: João Carlos Correia de Lemos Bettencourt

Idade: 38 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Gestão e Administração Pública, com especialização na área de Planeamento e Controlo de Gestão.

Caraterização profissional: É técnico superior da Administração Pública Regional e, desde outubro de 2010, exercia o cargo de Diretor Regional do Ambiente. Foi Delegado das Secretarias Regionais da Habitação e Equipamentos e da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, na ilha do Faial, tendo sido, ainda, Vereador na Câmara Municipal da Horta e Deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.


Secretaria Regional dos Recursos Naturais

Diretora Regional dos Recursos Florestais (DRRF)

Nome: Anabela Miranda Isidoro

Idade: 44 anos

Habilitações Académicas: Licenciada em Engenharia dos Recursos Florestais, pela Escola Superior Agrária de Coimbra.

Caraterização profissional: Iniciou a sua atividade profissional na área de inventário florestal, tendo desenvolvido trabalhos práticos no Inventário Florestal Nacional (1994) e em concessões na República da Guiné Bissau. Em 1995 ingressou na função pública, como técnica do Serviço Florestal do Nordeste. Em 2008, assumiu o cargo de Chefe de Divisão do Serviço Florestal do Nordeste. Em 2010, assumiu o cargo de Diretora Regional dos Recursos Florestais, na vigência do X GRA.


Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR)

Nome: Fátima da Conceição Lobão Santos da Silveira Amorim

Idade: 47 anos

Habilitações Académicas: Licenciada em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia.

Caraterização profissional: Experiência profissional nas áreas da Contabilidade e Gestão e nas áreas de Política Agrícola Comum, nomeadamente na gestão de programas comunitários de apoio à agricultura. Em 1997, assumiu o cargo de Diretora do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Terceira e, em 2008, o cargo de Diretora Regional dos Assuntos Comunitários da Agricultura, na vigência do X GRA.


Diretor Regional do Ambiente (DRA)

Nome: Hernâni Hélio Jorge

Idade: 41 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Caraterização profissional: Foi consultor jurídico da União de Sindicatos da Horta, Adjunto e Chefe do Gabinete do Secretário Regional da Agricultura, Pescas e Ambiente, no VII Governo Regional dos Açores, e Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, nas VII, VIII e IX Legislaturas, tendo assumido, nesse âmbito, as funções de Presidente da Comissão dos Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho.


Diretor Regional dos Assuntos do Mar (DRAM)

Nome: Frederico Abecasis David Cardigos

Idade: 42 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve e Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza pela Universidade dos Açores.

Caraterização profissional: Foi investigador da Universidade dos Açores e do Instituto do Mar, tendo publicado artigos científicos, dirigido missões científicas e participado em reuniões e congressos. Publica regularmente artigos de divulgação científica e de promoção ambiental e colabora em diversas iniciativas de divulgação do mundo marinho.


Diretor Regional das Pescas (DRP)

Nome: Luís Fernando Macedo da Costa

Idade: 40 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social.

Caraterização profissional: Desempenhou as funções de Diretor do Gabinete de Gestão Pesqueira, de Diretor do Gabinete de Formação e Certificação, de Assessor do Subsecretário Regional das Pescas e do Secretário Regional do Ambiente. Faz parte do quadro de ilha do Faial, afeto à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, como Técnico Superior.


Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas

Diretor Regional das Comunidades (DRC)

Nome: Paulo César Câmara Teves

Idade: 31 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Nova de Lisboa, com Pós Graduação em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos, pela mesma Universidade.

Caraterização profissional: Em 2004, ingressou na Direção Regional das Comunidades, como técnico superior. De fevereiro de 2009 a agosto de 2011, foi Coordenador do Gabinete de Emigração e Regressos, na Horta. Desde agosto de 2011, ocupava o cargo de diretor de serviços da Emigração, Imigração e Regressos.


GaCS

Sem comentários: