segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Papel do Governo dos Açores é ser porta-voz dos trabalhadores das Lajes junto do Governo da República, afirma Vasco Cordeiro


O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou hoje que pretende abordar a intenção dos Estados Unidos de reduzirem a sua presença na Base das Lajes nas audiências que já solicitou ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro.

“Na passada semana, após o Governo dos Açores ter entrado em plenitude de funções, solicitei audiências de apresentação de cumprimentos ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro e, naturalmente, este é um dos assuntos que será analisado”, afirmou Vasco Cordeiro.

Questionado pelos jornalistas em Ponta Delgada, o Presidente do Executivo Regional considerou, ainda, que a decisão manifestada pelos norte-americanos a Portugal implica que os “Estados Unidos tenham a responsabilidade de criar as condições para que seja possível lidar com o impacto social e económico dessa redução. Só esse comportamento é que respeitará o espírito do Acordo de Cooperação e Defesa”.

“Uma decisão com esse impacto social e na economia da Região acarreta a responsabilidade, por parte de quem beneficiou da utilização de instalações nos Açores, de também curar do impacto económico e social deste tipo de decisão”, afirmou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro reafirmou que o Governo dos Açores “não esteve presente em nenhuma reunião onde tivesse ouvido dos Estados Unidos esse plano de redução”, tendo apenas sido informado das intenções norte-americanas por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Na última segunda-feira, 19 de novembro, os Estados Unidos comunicaram a Portugal a intenção de reduzir a sua presença na Base das Lajes e, na quarta-feira, 21 de novembro, o Governo português comunicou essa intenção ao Governo dos Açores.

“Desse ponto de vista, julgo que é essencial que as autoridades nacionais dêem conta o mais rapidamente possível dos exatos termos e contornos desse plano aos trabalhadores portugueses da Base”, adiantou Vasco Cordeiro, ao realçar que “não é ao Governo dos Açores que compete esta tarefa por vários motivos, de entre os quais releva o facto de o Governo dos Açores não ter ouvido esse plano da parte das autoridades norte-americanas”.

“O papel do Governo dos Açores nesta matéria, como em muitas outras, não é ser o porta-voz do Governo da República junto dos trabalhadores da Base das Lajes. É ser exatamente o porta-voz dos trabalhadores da Base das Lajes e das suas famílias junto do Governo da República”, assegurou.


Anexos:
2012.11.26-PGR-DeclaraçõesBaseLajes(1).mp3 
2012.11.26-PGR-DeclaraçõesBaseLajes(2).mp3 
2012.11.26-PGR-DeclaraçõesBaseLajes(3).mp3


GaCS

Sem comentários: