quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Museu de Angra do Heroísmo apresenta exposição sobre “Aparência e Quotidiano”


O Museu de Angra do Heroísmo inaugura no dia 30 de novembro, na Sala do Capítulo, uma exposição intitulada 'Aparência e Quotidiano', que propõe ao visitante uma reflexão sobre temas como o vestuário, os papéis sociais e o género.

A exposição, que será inaugurada às 18h30, contrapõe também a pulsão consumista contemporânea com as práticas de preservação e reutilização a que eram sujeitos os têxteis no passado.

Os materiais têxteis, que fazem parte dos bens da cultura material produzida pelo Homem, não são apenas redutíveis à sua funcionalidade de protetores relativamente ao meio natural, já que o vestuário e o equipamento doméstico produzido a partir de matérias têxteis exercem também uma função simbólica, que determina a afirmação e o grau de reconhecimento social de cada um e do grupo a que pertence.

Os cuidados que lhes são dedicados para os obter, acomodar, limpar e arranjar determinaram, no passado, um conjunto significativo de tarefas e de rotinas domésticas do quotidiano feminino que, com o tempo e a introdução de várias tecnologias, foram sendo abandonadas.

Esta exposição, assente num percurso dialético entre o passado recente e o presente, propõe-se dar pistas relativas às características e processos de obtenção dos principais tipos de têxteis e aos cuidados essenciais a ter com os mesmos, sugerindo ainda processos de aproveitamento de tecidos em fim de vida.

Durante o período de vigência da exposição, que estará patente até 30 de março de 2013, serão realizados vários ateliês de costura, crochet, bordado, artesanato urbano e engomadoria.




GaCS

Sem comentários: