segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Região adquire Livro do Provedor das Armadas e Naus da Índia - retificada


A Região Autónoma dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, ficou recentemente na posse do designado Livro de Francisco do Canto e Castro Pacheco, provedor das Armadas e Naus da Índia.

A obra em causa, datada de meados de 1754, é constituída por um volume, com 140 folhas escritas por várias mãos, no qual essencialmente estão registados os bens, rendas, créditos e pagamentos relativos a propriedades na Terceira, S. Jorge, Graciosa e Lisboa.

Os imóveis em causa pertenceriam a dois morgadios instituídos por Pêro Anes do Canto e a várias terças de bens vinculados, na sua maioria, a figuras da Terceira quinhentista.

Este livro, que apresenta encadernação de carneira com cinta de pele, terá em tempos feito parte do arquivo da família Canto e Castro, cuja organização e conservação constituía um dos requisitos dos morgadios instituídos pelo primeiro Canto.

Reunindo inúmeros volumes e maços cronologicamente balizados entre finais do século XV e o século XIX, o arquivo familiar escapou à destruição pelo fogo por intervenção de Eduardo Abreu (1855-1912), na sequência da morte do último morgado de Nossa Senhora dos Remédios, na cidade do Porto, em 14 de outubro de 1888.

Por oferta daquele ilustre deputado da nação, em 1893 o arquivo passou então para a posse do erudito micaelense Ernesto do Canto (1831-1900) e, por seu legado, encontra-se disponível aos estudiosos na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.



GaCS

Sem comentários: