quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Acervo documental de Cristiano Férin depositado na Biblioteca de Ponta Delgada


O acervo bibliográfico e documental de Cristiano Férin, abrangendo as áreas da genealogia, heráldica e de temática insular, vai ser constituído num fundo pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, nos termos de um contrato de depósito com futura doação recentemente assinado com os seus herdeiros.

Este acervo reflete a investigação realizada por Cristiano Férin ao longo da sua vida, a que acresce informação relativa às genealogias micaelenses e extratos de registos paroquiais e notariais ainda inéditos.

Cristiano Férin, que nasceu a 30 de setembro de 1916 e morreu a 18 de dezembro de 2011, desempenhou a sua atividade profissional como meteorologista e sismólogo em vários locais do arquipélago dos Açores, com missões no exterior.

Este ilustre micaelense terminou a sua carreira como observador geofísico analista do INMG, colocado no Observatório Afonso Chaves, tendo completado a sua formação já em idade adulta com a obtenção do bacharelato.

Interessado em genealogia e heráldica, Cristiano Férin nutria grande interesse pela pesquisa cuidada em todas as áreas de temática insular, aplicando o seu espírito científico de matemático às pesquisas que efetuava e à heurística e hermenêutica das fontes documentais.

Nesse sentido, preocupava-se em reconstituir informações sobre ligações familiares e património pela comparação e complementaridade, não hesitando em questionar dados tidos como adquiridos.

Cristiano Férin dedicou, com notável persistência, grande parte dos seus estudos genealógicos à recolha de informações e recuperação de fontes documentais que permitissem esclarecer as ligações familiares entre os Homem da Costa, de Santo António-além-Capelas, os povoadores referenciados por Frutuoso, e as origens continentais.

Foi membro da Sociedade Afonso Chaves, para cuja revista Açoreana elaborou os índices, integrou a Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada e foi sócio do Instituto Cultural de Ponta Delgada, do Instituto Português de Heráldica e da Associação Portuguesa de Genealogia, além de fazer parte do grupo de Amigos da Torre do Tombo.

Ao longo da sua vida, publicou diversos trabalhos, entre os quais “Dr. António de Albuquerque Jácome Corrêa: 1922-1996”, “Extractos do registo de casamentos da paróquia de Ribeira Seca, Ribeira Grande: 1577-1675” e “Extractos do registo de casamentos da paróquia de Relva: 1673-1800”, tendo ainda colaborado em várias edições do Instituto Cultural de Ponta Delgada.

O tratamento técnico documental do seu acervo terá início em 2013, mas já estão acessíveis as guias de remessa que acompanharam a sua incorporação, quer no que se refere à livraria, quer relativamente ao fundo arquivístico, que inclui, além da produção própria, documentos familiares e pessoais de Cristiano Férin e dos seus ascendentes, especialmente relativos às atividades comercial e consular.




GaCS

Sem comentários: