quarta-feira, 6 de março de 2013

Açores representam Portugal na candidatura ao Prémio Paisagem do Conselho da Europa 2013


O Projeto de Recuperação Ecológica da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, inserido na área de Paisagem Protegida das Furnas, na ilha de São Miguel, é o representante nacional ao Prémio Paisagem do Conselho da Europa 2013.

A candidatura a esta competição, cujos resultados serão divulgados em outubro, foi já entregue pela Missão Permanente de Portugal em Estrasburgo e comunicada formalmente pela Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, ao Governo dos Açores através de carta.

“As expetativas deste prémio são o reconhecimento a nível europeu de um projeto singular de estratégia de intervenção e recuperação ecológica e paisagística”, afirmou o Diretor Regional do Ambiente.

Hernâni Jorge revelou ainda, no âmbito de uma visita a esta área da Paisagem Protegida, que, a partir de agora, “o Laboratório de Paisagem das Furnas tem responsabilidade acrescida naquele que é o objetivo final de recuperação da lagoa, envolta numa paisagem, ecológica, económica e socialmente sustentável”.

A Convenção Europeia da Paisagem criou o Prémio da Paisagem, atribuído pelo Conselho da Europa, com o objetivo de distinguir a implementação de uma política e de medidas de proteção, gestão e/ou ordenamento da paisagem, que demonstrem ser eficazes do ponto de vista da sustentabilidade e possam constituir um bom exemplo para o envolvimento e a sensibilização da sociedade civil.

O Projeto de Recuperação Ecológica da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas venceu o Prémio Nacional da Paisagem 2012, atribuído pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, através da Direção-Geral do Território.

A candidatura distinguida, denominada “Furnas, Laboratório de Paisagem”, integra um resumo da generalidade do projeto de intervenção na Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas onde, além de uma apresentação e enquadramento da área e do projeto, são sumariamente descritos os conceitos base, a diversidade de intervenções no terreno, os subprojectos e as inúmeras parcerias estabelecidas que têm assegurado o sucesso de todo o planeamento e intervenção na paisagem.




GaCS

Sem comentários: