terça-feira, 12 de março de 2013

Sérgio Ávila faz balanço "muito positivo" dos apoios a projetos de investimento nos Açores


O Vice-Presidente do Governo dos Açores considerou “muito positivo e encorajador” o ritmo a que são apresentadas candidaturas a apoios a projetos de investimento, acrescentando que esse é "um sinal de que os incentivos ao desenvolvimento económico encontram eco no espírito empreendedor dos açorianos.”

Sérgio Ávila reagia ao facto de as comissões de seleção dos subsistemas de apoio ao Desenvolvimento Local e ao Desenvolvimento Estratégico do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional (SIDER) terem proposto para aprovação governamental 25 novos projetos, num investimento global de 33 milhões de euros, que prevêm a criação de 118 novos postos de trabalho.

No âmbito do apoio ao Desenvolvimento Local foram aprovados 20 projetos, que se destinam, sobretudo, às áreas do comércio, restauração e serviços, ascendendo a seis milhões de euros de investimento, que vão criar 56 novos postos de trabalho.

O incentivo a conceder a estes projetos é de 1,4 milhões de euros de subsídio não reembolsável e de 800 mil euros reembolsável, a que corresponde um valor estimado de juros de duzentos mil euros.

Relativamente ao subsistema de apoio ao Desenvolvimento Estratégico, destinado a projetos de relevante dimensão e importância, com impacto significativo no desenvolvimento da economia regional, foram aprovadas cinco candidaturas em áreas relacionadas com o ambiente, designadamente com a produção de energia a partir de fontes renováveis e com o tratamento de resíduos.

Estes projetos totalizam 27 milhões de euros e permitirão a criação de 62 novos postos de trabalho, sendo o incentivo previsto de 12,1 milhões de euros de subsídio não reembolsável, 5 milhões de euros reembolsável e 1,8 milhões de juros estimados.

Sérgio Ávila realçou serem “muito importantes os valores em causa e as áreas a que se destinam os investimentos”, acrescentando que, até à data, já foram apresentadas ao SIDER 846 candidaturas, num investimento total de 521,4 milhões de euros de investimento, que envolvem a criação de 2.628 novos postos de trabalho.

“O contínuo esforço no sentido de dinamizar a economia e de criar ou manter postos de trabalho passa pela aposta clara no incentivo ao empreendedorismo e no aproveitamento das potencialidades da Região em todos os domínios, desde os serviços à produção de energia a partir de fontes renováveis, como é o caso destes últimos projetos”, frisou o Vice-Presidente do Governo.

Os apoios concedidos pelo Governo dos Açores no âmbito do SIDER durante o atual quadro de referência ascendem a cerca de 192 milhões de euros.




GaCS

Sem comentários: