quarta-feira, 10 de abril de 2013

Governo assina protocolo para formar os profissionais do 'call center' da Saúde


O Secretário Regional da Saúde assinou hoje um protocolo com o Manchester Triage Group e o Grupo Português de Triagem que visa assegurar a formação dos profissionais que vão integrar o call center da Saúde, sublinhando o "pioneirismo da iniciativa” e a sua importância para a "proximidade dos serviços de saúde aos cidadãos”.

“Esta formação constitui o primeiro passo para o arranque do call center da Saúde”, afirmou Luís Cabral, revelando que o sistema de triagem que vai ser implementado na Região é idêntico ao que está a ser desenvolvido na Alemanha, sendo o segundo na Europa, o que coloca os Açores “na vanguarda dos projetos inovadores na área da Saúde”.

Nos Açores já se utiliza o Sistema de Triagem de Manchester nos serviços de Urgência dos hospitais, numa vertente presencial, pretendendo agora o Governo Regional implementar um sistema de triagem telefónico e de emergência.

Luís Cabral salientou que, através de uma chamada telefónica, será possível “fornecer serviços de saúde na casa das pessoas”.

O Secretário Regional assegurou a qualidade deste serviço, uma vez que “será prestado por enfermeiros com muita experiência, que poderão dar aconselhamentos e ajudar na interação com o Serviço Regional de Saúde”.




GaCS

Sem comentários: