quinta-feira, 11 de abril de 2013

Governo dos Açores apoia financeiramente projeto de intervenção social no Cabouco


A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje que o Governo dos Açores vai apoiar financeiramente o Centro de Produção Agrícola Solidária da Casa do Povo do Cabouco, no concelho da Lagoa, em São Miguel, com vista a garantir a sua continuidade.

Piedade Lalanda, que falava no final de uma visita ao centro, destacou a importância de projetos de intervenção social que contribuam para a autonomização das pessoas.

“A intervenção social deve ter sempre esse objetivo de dar ferramentas às pessoas para se autonomizarem”, frisou Piedade Lalanda, considerando que estes projetos contribuem para “um olhar diferente da comunidade perante os trabalhadores que, até ali, estavam numa situação de inatividade”.

A Secretária Regional realçou ainda o facto de as pessoas que estão inseridas neste centro poderem levar todas as semanas produtos hortícolas para as suas casas, contribuindo assim para o orçamento familiar.  

Para Piedade Lalanda, “este projeto revela bem que é possível, cooperando com as pessoas, trazê-las para um objetivo comum e levá-las a descobrir que têm capacidades diferentes”.

O Centro de Produção Agrícola Solidária da Casa do Povo do Cabouco visa, entre outros objetivos, apoiar pessoas em situação de desemprego de longa duração, com ou sem subsídio, e com problemas de dependência, tendo em vista a sua integração social e autossustento, através da rentabilização de terrenos agrícolas devolutos.

Esta iniciativa arrancou a 3 de setembro do 2012 e conta com cerca de duas dezenas de pessoas.




GaCS

Sem comentários: