terça-feira, 9 de abril de 2013

Governo Regional aprovou 21 medidas dirigidas à ilha Graciosa


O Governo dos Açores aprovou 21 medidas dirigidas à ilha Graciosa, entre as quais a aprovação definitiva de cerca de uma centena de candidaturas no âmbito de diversas medidas de promoção do emprego, num investimento global de 327 mil euros.

As candidaturas, segundo refere o comunicado final da reunião do executivo regional realizada em Santa Cruz da Graciosa, distribuem-se pelos programas PROSA (26), ESTAGIAR L (21), ESTAGIAR T (6), CTTS (38), INTEGRA + (8) e CPE-Premium (1).

A reabilitação dos danos provocados pelo mau tempo nas Piscinas do Carapacho foi também aprovada, numa intervenção que envolverá a reabilitação do enrocamento da parte exterior da piscina grande e remoção de pedras, a recuperação do solário e a ligação da piscina pequena ao exterior, tendo em vista garantir a afirmação deste local como ponto de atração turística da ilha Graciosa.

Na área da Saúde, foi autorizada a abertura de concurso para a admissão de um fisioterapeuta para a Unidade de Saúde da Ilha Graciosa e decidida contratação de mais um médico de família, para aumentar a cobertura à população e melhorar o funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente.

O Governo dos Açores decidiu ainda proceder à elaboração do projeto de prolongamento da rede de distribuição de água à lavoura no Perímetro de Ordenamento Agrário de Santa Cruz/Guadalupe, beneficiando meia centena de explorações, assim como promover a limpeza, conservação e manutenção de 15 quilómetros de caminhos rurais e florestais para facilitar o acesso a explorações agropecuárias.

A preparação do processo relativo ao lançamento do Concurso Público Internacional para a construção do novo Matadouro da Ilha Graciosa, a candidatar no próximo período de programação 2014-2020 ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Rural que vier a ser aprovado para a Região Autónoma dos Açores, foi outra das decisões. 

Um apoio de 15 mil euros para obras de reabilitação na sede da Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa, outro de 11 mil euros para a pintura exterior do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa e um terceiro apoio, no valor de 35 mil euros, para melhorar as condições de segurança no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa também foram decididos nesta reunião.

O Governo dos Açores decidiu ainda, entre outras matérias, ceder um imóvel à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa e apoiar a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa em cerca de 3.500 euros para a realização de oito projetos, entre os quais a ‘Temporada de Teatro da Ilha Graciosa’, a iniciativa ‘Ser Jovem’ ou o projeto ‘Viagem pelas Tradições’.

Nesta reunião, o executivo regional aprovou ainda o apoio à AGRAPROME (Associação Graciosense de Promoção de Eventos) para a realização da Bienal de Fotografia Subaquática, em outubro, e o Rally Ilha Graciosa, em julho, assim como a preparação para a ampliação do sistema de monitorização, alerta e alarme para a segurança dos visitantes da Furna do Enxofre, incluindo o desenvolvimento e instalação de circuitos de videovigilância e de intercomunicação.




GaCS

Sem comentários: