sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Centro Regional de Apoio ao Artesanato prepara Residência Criativa na ilha Terceira

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) está a preparar a terceira edição da Residência Criativa, que vai decorrer na ilha Terceira.

A Diretora do CRAA, Sofia de Medeiros, visitou 12 Unidades Produtivas Artesanais daquela ilha para elencar as suas necessidades e estabelecer uma maior proximidade com os artesãos terceirenses, mas também tendo em vista a preparação da próxima edição da Residência Criativa, que abordará a temática do bordado a branco.

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato pretende estimular a produção do bordado a branco, típico da ilha Terceira, projetando a atividade artesanal que lhe está associada numa perspetiva de renovação, dinamização e afirmação do Artesanato dos Açores.

À semelhança do que tem vindo a desenvolver na ilha de Santa Maria, o CRAA pretende também revitalizar o saber 'fazer' a lã de ovelha, de modo a preservar um hábito social que pode vir a perder-se num futuro próximo.

Outra atividade a desenvolver na ilha Terceira é a Mostra de Artesanato (M. ART. – Praia da Vitória), que integra as maiores festividades daquela cidade, no primeiro fim de semana do mês de agosto, para a qual o CRAA conta com a cooperação da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

O evento tem lugar, alternadamente, nas duas cidades terceirenses, sendo num ano em Angra do Heroísmo, aquando dos festejos das Sanjoaninas, e no ano seguinte na Praia da Vitória, por ocasião das festas do município.



GaCS

Sem comentários: