segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cinco bancos já aderiram ao regime de microcrédito criado pelo Governo dos Açores

O Governo Regional e o Millennium BCP assinaram hoje um protocolo no âmbito do Regime de Apoio ao Microcrédito Bancário nos Açores, o que aumenta para cinco o número de bancos com os quais o Executivo mantém protocolos idênticos e alarga o leque de escolha por parte dos candidatos aprovados neste regime.

Esta medida de apoio, que existe nos Açores desde 2006, tem como objetivo possibilitar o financiamento de pequenos projetos, aproveitando o potencial e a vontade empreendedora de pessoas com dificuldades ao nível de integração económica e social, bem como de microempresários com dificuldades na obtenção de crédito para financiar pequenos investimentos.

Os juros dos empréstimos concedidos pelos bancos são liquidados, na totalidade, pelo Governo Regional, o que constitui uma vantagem adicional do Regime de Apoio ao Microcrédito Bancário dos Açores.

A atual conjuntura económico-financeira, a dificuldade de obtenção de crédito junto da banca e o desemprego tornaram mais evidente a necessidade do reforço da aposta em medidas deste tipo, facilitadoras da criação do próprio emprego ou que apoiem as microempresas que, por se encontrarem descapitalizadas, não têm disponibilidade financeira para realizar investimentos e proporcionar a criação de mais empregos.

No ano passado foram aprovados 14 novos projetos no âmbito do microcrédito, quase o triplo do que se verificou em 2012, ano em que foram aprovadas apenas cinco candidaturas.

A assinatura de mais este protocolo, associada ao aumento, em 2013, da garantia prestada aos bancos pelo Governo Regional de 25% para 75% em cada um dos empréstimos concedidos, permitirá uma maior dinamização da medida e um acréscimo das candidaturas a aprovar durante este ano.



GaCS

Sem comentários: